
No âmbito das cerimónias comemorativas do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, dia 1 de julho, foi feita, pelas 9:30, Guarda de Honra, na Praça do Povo, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e do representante da República, Ireneu Barreto.

A Sessão Plenária Comemorativa do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, realizou-se, às 10 horas, no hemiciclo da Assembleia, com a presença do presidente do Governo Regional e membros do Governo, diversas entidades oficiais, políticas, militares e religiosas e convidados.

Esta Sessão Plenária Comemorativa iniciou-se com o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, que deu bom dia a todos os presentes. No momento seguinte, fez-se ouvir os hinos nacional e regional.
Seguiram-se as intervenções de todas as forças políticas com representação parlamentar.

Intervenção do deputado Dionísio Andrade (PND)

Intervenção do deputado José Manuel Coelho (PTP)

Intervenção do deputado Roberto Almada (BE)

Intervenção da deputada Sílvia Vasconcelos (PCP)

Intervenção do deputado Carlos Pereira (PS)

Intervenção do deputado Paulo Alves (JPP)

Intervenção do deputado José Manuel Rodrigues (CDS/PP)

Intervenção do deputado José Prada (PSD)
Terminadas as intervenções das várias forças políticas, o presidente da Assembleia também fez uma intervenção.

Intervenção do presidente da Assembleia, Tranquada Gomes.
Após a intervenção do presidente da Mesa, ouviram-se os hinos regional e nacional, que marcaram o encerramento da Sessão Plenária Comemorativa do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses.

Terminada a sessão solene, o presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e o comandante da Zona Militar da Madeira, major-general Marco Serronha, deslocaram-se à Praça da Autonomia para a Cerimónia de Deposição de Flores no Monumento à Autonomia.


