As cerimónias comemorativas do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, dia 1 de julho, iniciaram-se na Praça do Povo com a Guarda de Honra. A cerimónia foi presidida pelo Presidente da República, com a presença do Representante da República, do Presidente da Assembleia Legislativa, do Presidente do Governo Regional e do Comandante Operacional e da Zona Militar da Madeira.
Na Guarda de Honra, uma Bateria de Salvas prestou as honras regulamentares ao Chefe de Estado, efetuando 21 disparos.
Após a cerimónia, o Presidente da República dirigiu-se à Assembleia Legislativa para a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Região, mas antes visitou a Capela de Santo António da Mouraria, recentemente restaurada.
A Sessão Plenária Comemorativa do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, que se realizou-se no Salão Nobre da Assembleia, contou com a presença de diversas entidades oficiais, políticas, militares e religiosas e convidados.
A Sessão iniciou-se com a interpretação dos Hinos Nacional e Regional pelo Ensemble Vocal, "Ninfas do Atlântico".
Depois de o Presidente da Assembleia ter declarado aberta a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, seguiram-se as intervenções dos representantes dos Grupos Parlamentares e do deputado Independente.
Intervenção do deputado Gil Canha (Independente)
Intervenção do deputado José Manuel Coelho (PTP)
Intervenção do deputado Roberto Almada (BE)
Intervenção da deputada Sílvia Vasconcelos(PCP)
Intervenção do deputado Élvio Sousa (JPP)
Intervenção do deputado Jaime Leandro (PS)
Intervenção do deputado Rui Barreto (CDS/PP)
Intervenção do deputado Jaime Filipe Ramos(PSD)
Concluídas as intervenções das várias forças políticas, a sessão solene prosseguiu com as intervenções do presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Intervenção do Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes
Intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
Concluídas as intervenções do presidente deste órgão legislativo e do Chefe de Estado, ouviram-se os Hinos Regional e Nacional pelo Ensemble Vocal, "Ninfas do Atlântico", que marcaram o encerramento da Sessão Solene Comemorativa do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses.
Encerrada a sessão solene, o Presidente da República, o Presidente da Assembleia e restantes entidades – Presidente do Governo, Presidente da Câmara Municipal do Funchal e o Comandante Operacional e da Zona Militar da Madeira – deslocaram-se a pé até à Praça da Autonomia, para a Cerimónia de Deposição de Flores junto ao Monumento à Autonomia.
Durante o percurso, o Chefe de Estado era aguardado pela população à qual fez questão de cumprimentar.
Na Praça da Autonomia, e após ser prestada Guarda de Honra, foi feita a interpretação dos Hinos Regional e Nacional pelo Coro Infantil da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, seguindo-se a deposição de flores, que marcou o encerramento da cerimónia.