Secretários regionais da Economia e das Finanças defendem em Plenário propostas do Governo

Share Image

Os trabalhos abriram no Período Antes da Ordem do Dia (PAOD) com uma declaração política semanal proferida pelo deputado Lopes da Fonseca (CDS/PP), relativa à situação na Venezuela, as políticas das obras públicas e o desemprego, que suscitou os pedidos de esclarecimento dos parlamentares Quintino...

STAGING
STAGING
STAGING
STAGING
XI Legislatura, I Sessão Legislativa Plenário
Secretários regionais da Economia e das Finanças defendem em Plenário propostas do Governo

01-Eduardo-Jesus

A Reunião Plenária nº97 realizou-se no dia 31 de maio, sob a presidência do Presidente da Assembleia.

 02-Lopes-da-Fonseca

Os trabalhos abriram no Período Antes da Ordem do Dia (PAOD) com uma declaração política semanal proferida pelo deputado Lopes da Fonseca (CDS/PP), relativa à situação na Venezuela, as políticas das obras públicas e o desemprego, que suscitou os pedidos de esclarecimento dos parlamentares Quintino Costa (PTP), Rui Barreto (CDS/PP) e Paulo Freitas (PSD).

Seguiu-se uma intervenção do deputado Marco Gonçalves (PSD) sobre a situação na Venezuela, que levou aos pedidos de esclarecimento dos deputados Jaime Filipe (PSD), Gil Canha (Independente) e Gualberto Fernandes (PSD).

03-Marco-Goncalves

Na IIª parte do PAOD, o Plenário discutiu o Voto de Pesar, "Pelo falecimento do Dr. José Agostinho Gomes Pereira de Gouveia", apresentado pelo PSD, após o qual o Plenário fez um minuto de silêncio.

04-Eduardo-Jesus

Esgotado o PAOD, os trabalhos prosseguiram com a apreciação conjunta e na generalidade da proposta de decreto legislativo regional, intitulada "Adapta à Região Autónoma da Madeira o Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividade de Comércio, Serviços e Restauração (RJACSR), aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º10/2015, de 16 de janeiro", após apreciação e cumprimento do dever de auscultação pela 2ª comissão especializada, e do projeto de resolução da autoria do CDS/PP, intitulado "Adaptação à Região Autónoma da Madeira do Regime de Acesso e Exercício de Diversas Atividades de Comércio, Serviços e Restauração e Estabelece o Regime Contraordenacional Respetivo (RJACSR), aprovado pelo decreto-lei n.º10/2015, de 16 de janeiro", após apreciação pela 2ª comissão especializada.

A discussão dos diplomas fez-se com a presença do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, que, no Plenário, defendeu a proposta do Governo.

Foram feitos pedidos de esclarecimento e intervenções dos deputados Ricardo Lume (PCP), Rui Barreto (CDS/PP), Quintino Costa (PTP), Carlos Costa (JPP), Gil Canha (Independente), Carlos Rodrigues (PSD), Jaime Leandro (PS), Roberto Almada (BE) e Rómulo Coelho (PSD).

05-Gil-Canha

06-Rui-Goncalves

Seguiu-se a apreciação na generalidade da Proposta de Decreto Legislativo Regional, intitulada "Segunda alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 6/2005/M, de 1 de junho, que estabelece o Regime Jurídico de Cooperação Técnica e Financeira entre a Administração Pública Regional e a Administração Local na Região Autónoma da Madeira", após apreciação e cumprimento do dever de auscultação pela 1ª comissão especializada.

O secretário Regional das Finanças e da Administração Pública, Rui Gonçalves, esteve presente na discussão, em defesa da iniciativa do Governo.

Na discussão foram feitos pedidos de esclarecimento e intervenções dos deputados Francisco Nunes (PSD), Gil Canha (Independente), Ricardo Lume (PCP), Paulo Alves (JPP), Jaime Leandro (PS), Quintino Costa (PTP), Rodrigo Trancoso (BE), Carlos Rodrigues (PSD), Ricardo Vieira (CDS/PP), Carlos Costa (JPP) e Ricardo Lume (PCP).

O Plenário aprovou com os votos favoráveis do PSD, PTP e do deputado Independente o requerimento do PSD para o prolongamento dos trabalhos, até fim da discussão do ponto 3 da Ordem de Trabalhos. O CDS/PP votou contra o requerimento e as restantes bancadas abstiveram-se.

07-Francisco-Nunes

O Grupo Parlamentar do PCP apresentou um requerimento oral à Mesa para que o Ponto 3 fosse retirado da OT, mas o mesmo foi rejeitado com os votos contra do PSD, CDS/PP. O JPP, PS, PCP, BE e PTP votaram a favor e o deputado Independente absteve-se.

Os trabalhos continuaram com a apreciação na generalidade da proposta de decreto legislativo regional, intitulada "Alteração ao Decreto Legislativo Regional N.º 3/2001/M, de 22 de fevereiro, que aprovou o Regime de Redução das Taxas do Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, previstas no CIRS, aplicável aos residentes na Região Autónoma da Madeira", após apreciação pela 2ª Comissão Especializada.

A discussão iniciou-se com uma intervenção do Secretário Regional das Finanças e da Administração Local, Rui Gonçalves, em defesa da proposta do Executivo regional.

Seguiram-se os pedidos de esclarecimento e intervenções dos deputados Carlos Costa (PSD), Ricardo Lume (PCP), Rodrigo Trancoso (BE), Quintino Costa (PTP), Jaime Leandro (PS), Carlos Rodrigues (PSD), Ricardo Lume (PCP), Lino Abreu (CDS/PP) e Jaime Filipe (PSD).

08-Minuto-Silencio

Copyright © 2018-2019 ALRAM