
O Debate Mensal com o Governo (Reunião Plenária n.º75), que se realizou no dia 29 de março, sob a presidência do Presidente da Assembleia, foi subordinado ao tema "Fomento da Economia".
Na abertura dos trabalhos, a secretária da Mesa leu um parecer da Comissão de Regimento e Mandatos relativo à verificação de poderes do deputado Olavo Câmara (PS), que substitui a deputada Mafalda Gonçalves (PS).

O Debate Mensal, que decorreu com a presença do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, iniciou-se com uma primeira volta de perguntas ao Executivo madeirense feitas pelos deputados Carlos Rodrigues (PSD), Lino Abreu (CDS/PP), Carlos Costa (JPP), Rui Barreto (CDS/PP), Jaime Leandro (PS), Ricardo Lume (PCP), Roberto Almada (BE), José Manuel Coelho (PTP) e Gil Canha (independente).
Os assuntos abordados centraram-se na reforma da economia madeirense, o emprego, os planos de ordenamento, o CINM – Centro Internacional de Negócios da Madeira, o investimento externo, os "swaps", a precariedade laboral, a sobretaxa de IRS, a promoção da Madeira, os Portos e o Código Fiscal de Investimento.


Os deputados Ricardo Vieira (CDS/PP), Avelino Conceição (PS), Élvio Sousa (JPP), Francisco Nunes (PSD), Bernardo Caldeira (PS), Olavo Câmara (PS), Rodrigo Trancoso (BE), Ricardo Lume (PCP), José Manuel Coelho (PTP), Carlos Costa (JPP), Gil Canha (Independente), Jaime Leandro (PS), Filipe Ramos (PSD), Lopes da Fonseca (CDS/PP) e Francisco Nunes (PSD) foram os protagonistas na segunda volta de perguntas ao Governo Regional.
A promoção da Madeira, os transportes marítimos e o subsídio social de mobilidade foram as matérias em destaque, que marcaram o fim do debate.

