As cerimónias comemorativas do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, que decorreram no dia 1 de julho, iniciaram-se na Praça do Povo com Guarda de Honra, seguida da Sessão Solene Comemorativa, no Salão Nobre da Assembleia, e Cerimónia de Homenagem com Deposição de Flores na Praça da Autonomia.
A Guarda de Honra com revista às forças em parada, que teve lugar na Praça do Povo, antecedeu a Sessão Plenária Comemorativa do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, que contou com a presença de diversas entidades oficiais, políticas, militares e religiosas e convidados.
A Marcar o início da sessão, foi feita interpretação dos Hinos Nacional e Regional pelo Ensemble Vocal Feminino, "Ninfas do Atlântico" – Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia da Direção Regional de Educação, sob a regência da Maestrina Zélia Gomes.
O Presidente da Assembleia declarou aberta a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, seguindo-se as intervenções dos Grupos Parlamentares, Representação Parlamentar e Deputado não Inscrito.
Intervenção do deputado Gil Canha (Independente)
Intervenção do deputado Raquel Coelho (PTP)
Intervenção do deputado Rodrigo Trancoso (BE)
Intervenção da deputada Sílvia Vasconcelos(PCP)
Intervenção do deputado Jaime Leandro (PS)
Intervenção do deputado Rafael Nunes (JPP)
Intervenção do deputado Rui Barreto (CDS/PP)
Intervenção do deputado Carlos Rodrigues (PSD)
Concluídas as intervenções das várias forças políticas, a sessão solene prosseguiu com a intervenção do presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes.
Intervenção do Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes
Encerrada a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses, ouviram-se os Hinos Regional e Nacional interpretados pelo Ensemble Vocal Feminino, "Ninfas do Atlântico.
O Presidente da Assembleia e restantes entidades oficiais – Presidente do Governo, Presidente da Câmara Municipal do Funchal e o Comandante Operacional e da Zona Militar da Madeira –, bem como demais convidados, deslocaram-se a pé até à Praça da Autonomia, para a Cerimónia de Homenagem e Deposição de Flores junto ao Monumento à Autonomia.
Na praça da Autonomia foi feita formatura de Guarda de Honra, constituída pelo Núcleo da Madeira da Liga dos Combatentes, Corpo de Bombeiros Sapadores do Funchal e Corpo de Bombeiros Voluntários Madeirenses.
Prestada Guarda de Honra, foi feita Interpretação do Hino da Região pelo Coro Infantil da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia da Direção Regional de Educação, sob a regência da Maestrina Zélia Gomes; e da Banda Municipal do Funchal dirigida pelo Maestro Aquilino Silva, à qual se seguiu a deposição de flores, que marcou o encerramento da cerimónia.