O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira participou na XVI Assembleia Plenária da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE), nos dias 9 e 10 de novembro, em Sevilha, Espanha.
A Assembleia Plenária debateu e aprovou a "Declaração de Sevilha", a "Resolução sobre o Livro Branco da Comissão Europeia sobre o Futuro da Europa" e a "Resolução sobre a equipa de trabalho da Comissão Europeia sobre a subsidiariedade e proporcionalidade".
Em sede da Assembleia Plenária da CALRE, foi eleita, por unanimidade, a nova Presidente da CALRE para 2018, Ana Luísa Pereira Luís, da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que sucedeu, assim, ao Presidente Juan Pablo Durán Sánchez, do Parlamento da Andaluzia.
A segunda edição do concurso da CALRE "Estrelas da Europa" constou da agenda de trabalhos. A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira participou neste concurso através de uma candidatura conjunta com Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e com o Parlamento de Canárias.
O projeto das Jornadas Parlamentares Atlânticas, realizadas nas Canárias em 2016, como exemplo de um fórum de cooperação e defesa de interesses comuns de Regiões Ultraperiféricas, foi distinguido com um prémio que foi entregue a cada um dos três Presidentes das Assembleias e do Parlamento participantes.
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira terá assento na Comissão Permanente da CALRE durante o próximo ano, respeitando desta forma a rotatividade anual prevista entre as Regiões Autónomas portuguesas.