Presidente da Assembleia recebe dos jovens da Madeira Manifesto para a prevenção e combate contra a violência no namoro

Share Image

O Encontro Regional Comemorativo do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, organizado pela Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, teve como principais objetivos constituir um espaço de reflexão e debate...

STAGING
STAGING
STAGING
STAGING
XI Legislatura, III Sessão Legislativa Audiências
Presidente da Assembleia recebe dos jovens da Madeira Manifesto para a prevenção e combate contra a violência no namoro

1-No-Amor-Lacos-Saudaveis

O Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, recebeu um Manifesto para prevenção e combate contra a violência no namoro, no decorrer do Encontro Regional Comemorativo do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres – Campanha "Que Queres?", que decorreu no dia 24 de novembro, no salão nobre da Assembleia, com o tema "N(amor)o = Laços Saudáveis".

 2-No-Amor-Lacos-Saudaveis

O Encontro Regional Comemorativo do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, organizado pela Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, teve como principais objetivos constituir um espaço de reflexão e debate em torno da temática da violência no namoro, tendo como público-alvo profissionais de diversas áreas e a população estudantil.

Após a entrega do Manifesto, elaborado com o contributo dos jovens de diversas escolas e grupos juvenis, e de o Presidente deste órgão legislativo ter formalizado o ato de votação, o mesmo foi aprovado por unanimidade e aclamação pela comunidade escolar presente.

Manifesto

3-No-Amor-Lacos-Saudaveis

O Encontro encerrou com as intervenções da Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, do Vice-Presidente do Governo Regional, Pedro Calado, e do Presidente da Assembleia Legislativa.

4-No-Amor-Lacos-Saudaveis

O Presidente deste órgão legislativo disse que a escolha do Parlamento para a realização deste evento foi "acertada e pertinente". "O Parlamento é, por excelência, o lugar onde os assuntos com relevância para a nossa população são analisados e debatidos pelos deputados que representam a Região. A Assembleia Legislativa da Madeira deve estar perto das pessoas e particularmente dos jovens".

Referiu que o tema deste encontro é transversal a todos os partidos. "O facto de ter aqui lugar não deixa de constituir igualmente uma forte mensagem que os jovens deixam aos nossos deputados e a toda a comunidade que estes representam pelo voto".

Para o Presidente da Assembleia, a violência no namoro é motivo de preocupação e "deve ser denunciada atempadamente". "Não podemos pensar que este assunto é dos outros; não, é de todos nós".

5-No-Amor-Lacos-Saudaveis

Considerando importante o debate e reflexão sobre esta temática, referiu que "o recurso à expressão artística como forma de captação do interesse e de mobilização para este problema permite passar a mensagem que se pretende com maior eficácia, levando que os nossos jovens se concentrem melhor no que é essencial: eliminar a violência no namoro".

Ainda sobre esta matéria, entende que a mesma "deve preocupar-nos a todos, jovens e menos jovens, e envolver toda a comunidade escolar e familiar, bem como a comunicação social".
"Como em quase tudo na vida, é melhor prevenir do que remediar. Temos que saber identificar as situações que conduzem à violência no namoro para lidarmos com elas com maior eficácia", sublinhou o Presidente da Assembleia Legislativa.

6-No-Amor-Lacos-Saudaveis

Copyright © 2018-2019 ALRAM