Assembleia recebe conferência com o antigo Presidente de Timor-Leste

Share Image

Nesta conferência, o presidente deste órgão legislativo disse compreender os propósitos do G7+ e a necessidade dos países que o compõem marcar presença na cena internacional. Nós como Região pequena que somos, também sentimos essa necessidade de nos aproximarmos das instâncias internacionais que...

STAGING
STAGING
STAGING
STAGING
XI Legislatura, III Sessão Legislativa Conferência
Assembleia recebe conferência com o antigo Presidente de Timor-Leste

1-Conferencia-Xanana-Gusmao14-16-10-2017
O Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, presidiu à Conferência "Desafios do Desenvolvimento" com o ex-Presidente da República Democrática de Timor Leste, Xanana Gusmão, e o Secretário-geral do G7+, Helder da Costa. Esta iniciativa, que decorreu no dia 16 de outubro, no Salão Nobre deste órgão legislativo, foi organizada pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus.

2-Conferencia-Xanana-Gusmao20-16-10-2017

Nesta conferência, o presidente deste órgão legislativo disse compreender os propósitos do G7+ e a necessidade dos países que o compõem marcar presença na cena internacional.

Nós como Região pequena que somos, também sentimos essa necessidade de nos aproximarmos das instâncias internacionais que detêm o poder. Se os pequenos países estiverem envolvidos em projetos comuns serão igualmente grandes.

Neste sentido, considerou que é necessário encontrar soluções para os problemas dos países que integram o G7+, no quadro dos grandes objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas. 

Depois de recordar a luta pela independência de Timor-Leste e o apoio de Portugal, o antigo Presidente da República Democrática de Timor-Leste referiu que um dos propósitos do G7+ é apoiar o desenvolvimento sustentável e a manutenção da paz e considerou que as organizações internacionais têm que mudar a forma como os "países mais ricos" ajudam os países mais pequenos. Pois, no entender de Xanana Gusmão, "por vezes a ajuda cria dependência política e psicológica".

De referir que esta conferência contou com a presença da Antiga Ministra das Finanças da República Democrática de Timor-Leste, Santina Cardoso, e da Embaixadora da República Democrática de Timor-Leste em Lisboa, Maria da Paixão Costa.

O G7+, fundado em 2010, é uma organização voluntária intergovernamental que reúne países que enfrentam conflitos ativos ou têm experiência recente de conflito e fragilidade. Composto por 20 países membros, o G7+ procura manter na Agenda 2030 o impulso de priorizar sociedades pacíficas, justiça e instituições responsáveis.

3-Conferencia-Xanana-Gusmao10-16-10-2017

Copyright © 2018-2019 ALRAM