O Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, presidiu à Conferência "Desafios do Desenvolvimento" com o ex-Presidente da República Democrática de Timor Leste, Xanana Gusmão, e o Secretário-geral do G7+, Helder da Costa. Esta iniciativa, que decorreu no dia 16 de outubro, no Salão Nobre deste órgão legislativo, foi organizada pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus.
Nesta conferência, o presidente deste órgão legislativo disse compreender os propósitos do G7+ e a necessidade dos países que o compõem marcar presença na cena internacional.
Nós como Região pequena que somos, também sentimos essa necessidade de nos aproximarmos das instâncias internacionais que detêm o poder. Se os pequenos países estiverem envolvidos em projetos comuns serão igualmente grandes.
Neste sentido, considerou que é necessário encontrar soluções para os problemas dos países que integram o G7+, no quadro dos grandes objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Depois de recordar a luta pela independência de Timor-Leste e o apoio de Portugal, o antigo Presidente da República Democrática de Timor-Leste referiu que um dos propósitos do G7+ é apoiar o desenvolvimento sustentável e a manutenção da paz e considerou que as organizações internacionais têm que mudar a forma como os "países mais ricos" ajudam os países mais pequenos. Pois, no entender de Xanana Gusmão, "por vezes a ajuda cria dependência política e psicológica".
De referir que esta conferência contou com a presença da Antiga Ministra das Finanças da República Democrática de Timor-Leste, Santina Cardoso, e da Embaixadora da República Democrática de Timor-Leste em Lisboa, Maria da Paixão Costa.
O G7+, fundado em 2010, é uma organização voluntária intergovernamental que reúne países que enfrentam conflitos ativos ou têm experiência recente de conflito e fragilidade. Composto por 20 países membros, o G7+ procura manter na Agenda 2030 o impulso de priorizar sociedades pacíficas, justiça e instituições responsáveis.