A Comissão Especializada de Saúde e Assuntos Sociais reuniu-se no dia 24 de outubro sob a presidência do deputado João Paulo Marques, que informou o agendamento de uma audição parlamentar, para o próximo dia 30, com o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, sobre a tragédia do Monte que ocorreu em agosto último.
A 5ª Comissão Especializada deliberou, após primeira apreciação, que o Projeto de Resolução, da autoria do CDS/PP, intitulado "Incluir meios aéreos no plano operacional de combate aos incêndios florestais que se encontra em vigor até outubro de 2017" reúne as condições para subir a Plenário, para apreciação e votação na generalidade.
Numa primeira apreciação do projeto de Resolução, da autoria do CDS/PP, intitulado "Reconhecimento do título de enfermeiro especialista no SESARAM", foi deliberado auscultar os sindicatos e a Ordem dos Enfermeiros.
Após análise, a Comissão rejeitou o requerimento de Audição Parlamentar, da autoria do CDS/PP, sobre a "Situação de risco do bloco operatório de partos no SESARAM".
Nesta reunião, a Comissão Especializada de Saúde e Assuntos Sociais emitiu parecer sobre o Projeto de Resolução nº1062/XIII/3.ª (PCP), que "Recomenda ao Governo um maior apoio ao investimento de defesa da floresta contra incêndios".