O Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, procedeu à imposição da Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira, a Alberto João Jardim, em Ato Solene que se realizou no dia 04 de junho, no Salão Nobre do parlamento regional.
A solenidade decorreu com a presença de altas entidades, designadamente o Presidente do Governo Regional e o Representante da República.
Declarada aberta a Cerimónia de Atribuição da Medalha de Mérito da Região, o presidente deste órgão legislativo fez uma intervenção, sublinhando que Alberto João Jardim deixou uma "obra notável, reconhecida por apoiantes e adversários, governantes nacionais e estrangeiros, só possível por ter sido capaz de mobilizar os madeirenses e porto-santenses em torno do objetivo comum de vencer os desafios da insularidade e da ultraperiferia", o que o antigo presidente do Governo Regional apelidou de "revolução tranquila".
O Presidente da Assembleia fez notar que Alberto João Jardim "construiu uma Madeira nova, abrindo novos horizontes para a nossa Região. Do vale à montanha e do mar à serra, a Madeira transformou-se, mantendo dois terços do território em parque natural".
Intervenção do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes.
Seguiu-se o Ato Solene de imposição da insígnia.
Após a imposição da Medalha de Mérito da Região, Alberto João Jardim usou da palavra.
Intervenção de Alberto João Jardim.
Na cerimónia estiveram presentes familiares e amigos de Alberto João Jardim, bem como várias entidades e individualidades, nomeadamente deputados e antigos deputados na Assembleia Legislativa, Assembleia da República, Parlamento Europeu e Constituinte; o vice-Presidente e secretários regionais, presidentes de Câmara; bem como antigos governantes, autarcas e membros das comissões políticas. Neste ato solene marcaram também presença outras entidades civis, militares e religiosas.