Delegação da Assembleia Legislativa na abertura das IX Jornadas Parlamentares Atlânticas

Share Image

Após a intervenção inicial da Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Ana Luís, que defendeu a necessidade de "promover as sinergias que reforcem a nossa posição geoestratégica no Atlântico, reafirmando a importância política e económica da dimensão marítima que os nossos arquipélagos...

XI Legislatura, III Sessão Legislativa PresidenteJornadas Parlamentares Atlânticas
Delegação da Assembleia Legislativa na abertura das IX Jornadas Parlamentares Atlânticas

IMG 3714-18-06-2018
A Sessão de abertura das IX Jornadas Parlamentares Atlânticas, que contam com a participação de uma deputação da Madeira liderada pelo presidente deste órgão legislativo, realizou-se no dia 18 de junho, na Sala do Plenário da Assembleia Legislativa dos Açores (ALRAA), na ilha do Faial.

IMG 3718-18-06-2018

Após a intervenção inicial da Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Ana Luís, que defendeu a necessidade de "promover as sinergias que reforcem a nossa posição geoestratégica no Atlântico, reafirmando a importância política e económica da dimensão marítima que os nossos arquipélagos podem conceder, principalmente no atual contexto europeu, o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes, relevou que "os parlamentos têm um papel fundamental na concretização desta cooperação multilateral que é importante para as regiões da Macaronésia".

IMG 3726-18-06-2018

A este respeito, salientou que "o nosso apoio institucional e político aos nossos governos é uma mais-valia que dá consistência acrescida às nossas ambições de estarmos mais presentes onde se jogam hoje as decisões que influenciam o nosso futuro, neste contexto cada vez mais atual e pujante de uma vizinhança alargada".

Intervenção do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes.

De referir que, antes da sessão de abertura destas Jornadas, a Mesa e Líderes da Assembleia Legislativa dos Açores também apresentaram cumprimentos aos presidentes dos parlamentos da Macaronésia.

Na parte da tarde vão dar-se início às reuniões dos grupos de trabalhos.

A delegação parlamentar madeirense que participa nestas Jornadas é composta por 10 deputados, que integram quatro grupos de trabalho:

Grupo 1 – As Regiões Ultraperiféricas, os Estados e a União Europeia.

Adolfo Brazão (PSD) e Lopes da Fonseca (CDS/PP).

Grupo 2 – As economias da Macaronésia no contexto da economia global: especial incidência do turismo, comércio e sector primário.

Fernanda Cardoso (PSD), Eduardo Jesus (PSD) e Rui Barreto (CDS/PP)

Grupo 3 – A Macaronésia e as alterações climáticas.

José Prada (PSD), Carlos Costa (JPP) e Rodrigo Trancoso (BE).

Grupo 4 – Educação, Cultura e igualdade de género.

Rubina Leal (PSD) e Mafalda Gonçalves (PS).

A delegação da Assembleia Legislativa da Madeira preside ao Grupo 2, cargo desempenhado pelo deputado Eduardo Jesus.

Ainda neste dia o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e os presidentes dos parlamentos dos Açores, Canárias e Cabo Verde vão reunir-se com o responsável pelo Parque Natural do Faial, para apresentação do Plano de Gestão, e encontra-se prevista uma visita ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.

Copyright © 2018-2020 ALRAM