Delegação da Assembleia Legislativa na abertura das IX Jornadas Parlamentares Atlânticas

Share Image

Após a intervenção inicial da Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Ana Luís, que defendeu a necessidade de "promover as sinergias que reforcem a nossa posição geoestratégica no Atlântico, reafirmando a importância política e económica da dimensão marítima que os nossos arquipélagos...

STAGING
STAGING
STAGING
STAGING
XI Legislatura, III Sessão Legislativa PresidenteJornadas Parlamentares Atlânticas
Delegação da Assembleia Legislativa na abertura das IX Jornadas Parlamentares Atlânticas

IMG 3714-18-06-2018
A Sessão de abertura das IX Jornadas Parlamentares Atlânticas, que contam com a participação de uma deputação da Madeira liderada pelo presidente deste órgão legislativo, realizou-se no dia 18 de junho, na Sala do Plenário da Assembleia Legislativa dos Açores (ALRAA), na ilha do Faial.

IMG 3718-18-06-2018

Após a intervenção inicial da Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Ana Luís, que defendeu a necessidade de "promover as sinergias que reforcem a nossa posição geoestratégica no Atlântico, reafirmando a importância política e económica da dimensão marítima que os nossos arquipélagos podem conceder, principalmente no atual contexto europeu, o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes, relevou que "os parlamentos têm um papel fundamental na concretização desta cooperação multilateral que é importante para as regiões da Macaronésia".

IMG 3726-18-06-2018

A este respeito, salientou que "o nosso apoio institucional e político aos nossos governos é uma mais-valia que dá consistência acrescida às nossas ambições de estarmos mais presentes onde se jogam hoje as decisões que influenciam o nosso futuro, neste contexto cada vez mais atual e pujante de uma vizinhança alargada".

Intervenção do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes.

De referir que, antes da sessão de abertura destas Jornadas, a Mesa e Líderes da Assembleia Legislativa dos Açores também apresentaram cumprimentos aos presidentes dos parlamentos da Macaronésia.

Na parte da tarde vão dar-se início às reuniões dos grupos de trabalhos.

A delegação parlamentar madeirense que participa nestas Jornadas é composta por 10 deputados, que integram quatro grupos de trabalho:

Grupo 1 – As Regiões Ultraperiféricas, os Estados e a União Europeia.

Adolfo Brazão (PSD) e Lopes da Fonseca (CDS/PP).

Grupo 2 – As economias da Macaronésia no contexto da economia global: especial incidência do turismo, comércio e sector primário.

Fernanda Cardoso (PSD), Eduardo Jesus (PSD) e Rui Barreto (CDS/PP)

Grupo 3 – A Macaronésia e as alterações climáticas.

José Prada (PSD), Carlos Costa (JPP) e Rodrigo Trancoso (BE).

Grupo 4 – Educação, Cultura e igualdade de género.

Rubina Leal (PSD) e Mafalda Gonçalves (PS).

A delegação da Assembleia Legislativa da Madeira preside ao Grupo 2, cargo desempenhado pelo deputado Eduardo Jesus.

Ainda neste dia o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e os presidentes dos parlamentos dos Açores, Canárias e Cabo Verde vão reunir-se com o responsável pelo Parque Natural do Faial, para apresentação do Plano de Gestão, e encontra-se prevista uma visita ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.

Copyright © 2018-2019 ALRAM