
Os Grupos de Trabalho das IX Jornadas Parlamentares Atlânticas – Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde – iniciaram os trabalhos no dia 18 de junho, nas instalações da Assembleia Legislativa dos Açores. A delegação parlamentar madeirense que participa nestas Jornadas é composta por 10 deputados.
O Grupo 1 – As Regiões Ultraperiféricas, os Estados e a União Europeia, aborda matérias relacionadas com as políticas de coesão da União Europeia após 2020; o Estatuto das Autonomias e a relação especial com Cabo Verde e a relação comÁfrica.
Deste grupo de trabalho fazem parte os deputados Adolfo Brazão (PSD) e Lopes da Fonseca (CDS/PP).

O Grupo 2 – As economias da Macaronésia no contexto da economia global: especial incidência do turismo, comércio e sector primário, incide sobre questões relativas ao turismo; comércio; transportes; comunicações e o sector primário.
Deste grupo de trabalho fazem parte os deputados Eduardo Jesus (PSD) que o preside, Fernanda Cardoso (PSD) e Rui Barreto (CDS/PP).

O Grupo 3 – A Macaronésia e as alterações climáticas, incide sobre questões relativas à gestão sustentável da água; saneamento acessível a todos os cidadãos; acesso a energia de forma segura e sustentável; conservação e uso dos oceanos, mares e recursos marinhos; gestão sustentada da floresta; estratégias para travar a desertificação, para reverter a degradação dos solos e para impedir a perda da biodiversidade.
Os deputados José Prada (PSD), Carlos Costa (JPP) e Rodrigo Trancoso (BE) fazem parte deste grupo de trabalho.

Grupo 4 – Educação, Cultura e igualdade de género, aborda conteúdos relacionados com educação; cultura; igualdade de género e possibilidade de se alcançar convénios ou outros instrumentos de cooperação em matéria de educação entra as diferentes regiões.
Deste grupo de trabalho fazem parte as deputadas Rubina Leal (PSD) e Mafalda Gonçalves (PS).
As reuniões de trabalho dos grupos prosseguem no dia 19 de junho.