O Debate Mensal com o Governo (Reunião Plenária nº58), que se realizou no dia 29 de maio, sob a presidência do Presidente da Assembleia, teve como tema "Assuntos pendentes com o Governo da República".
O Debate Mensal decorreu com a presença do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque; do vice-Presidente do Governo, Pedro Calado; dos secretários regionais da Educação, Jorge Carvalho; da Saúde, Pedro Ramos; dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves; e da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade.
A sessão iniciou-se com uma intervenção do chefe do Executivo madeirense, na qual abordou diversas matérias, entre as quais o processo do novo hospital, as dívidas dos subsistemas de saúde, os juros da dívida e o subsídio de mobilidade.
Intervenção do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.
Após a intervenção, o Governo foi alvo de uma primeira volta de perguntas feitas pelos deputados Jaime Filipe Ramos (PSD), Rui Barreto (CDS/PP), Élvio Sousa (JPP), Victor Freitas (PS), Sílvia Vasconcelos (PCP), Roberto Almada (BE), Quintino Costa (PTP) e Gil Canha (Independente).
O Debate Mensal com o Governo relativo aos "Assuntos pendentes com o Governo da República" prosseguiu com uma segunda volta de perguntas ao Executivo madeirense, feitas pelos parlamentares Lopes da Fonseca (CDS/PP), Mário pereira (CDS/PP), Jaime Leandro (PS), Carlos Rodrigues (PSD), Marco Gonçalves (PSD), José Manuel Rodrigues (CDS/PP), Adolfo Brazão (PSD), Bernardo Caldeira (PSD), Carlos Costa (JPP), Eduardo Jesus (PSD), Rubina Leal (PSD), Sérgio Marques (PSD), Ricardo Lume (PCP), Rodrigo Trancoso (BE), Victor Freitas (PS) e Jaime Filipe Ramos (PSD).