Presidente da Assembleia preside à abertura da Conferência "A União Europeia e os seus futuros"

Share Image

O Presidente da Assembleia fez uma intervenção na abertura deste evento. Após destacar a importância do tema da conferência, sempre atual, na medida em que a Europa é um projeto inacabado, referiu que hoje a União Europeia enfrenta quatro desafios fundamentais: o Brexit – o Reino Unido é um dos...

STAGING
STAGING
STAGING
STAGING
XI Legislatura, III Sessão Legislativa Presidente
Presidente da Assembleia preside à abertura da Conferência "A União Europeia e os seus futuros"

1-IMG 4189-18-09-2018

O Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, presidiu, no dia 18 de setembro, à abertura da conferência "A União Europeia e os seus futuros", que se realizou no Salão Nobre deste órgão legislativo. Organizada pelo Conselho Económico e de Concertação Social da Madeira, esta conferência contou com uma intervenção do seu presidente, Ivo Correia, e teve como orador convidado o professor doutor Félix Ribeiro.

2-IMG 4177-18-09-2018

O Presidente da Assembleia fez uma intervenção na abertura deste evento.

Após destacar a importância do tema da conferência, sempre atual, na medida em que a Europa é um projeto inacabado, referiu que hoje a União Europeia enfrenta quatro desafios fundamentais: o Brexit – o Reino Unido é um dos principais países emissores de turistas e tem uma população residente de cerca de 400 mil portugueses e é membro da NATO; as migrações – uma preocupação fundamental no quadro comunitário; o Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021-2027 – as previsões, a se confirmarem, não são boas para o País nem para a Região, porque a Política de Coesão, que tem sido estruturante até aqui e que permitiu à europa diminuir as assimetrias entre as regiões mais e menos desenvolvidas, não aparece agora como prioridade no discurso do presidente Juncker sobre o Estado da União; a União Monetária e bancária – matéria fundamental para o País, dado que é importante que os mecanismos financeiros da União sejam reforçados.

Estes desafios deviam ser concluídos antes das Eleições Europeias do próximo ano, uma vez que o Parlamento e a Comissão terão uma diferente composição.

Não obstante, deposita grandes expetativas na Europa e, por isso, aguarda que os políticos europeus invistam na sobrevivência do projeto europeu.

Relevou ainda que a Assembleia Legislativa da Madeira tem acompanhado as questões europeias, participando nos fóruns onde se discutem estas matérias, dada a importância que se revestem para o País em geral e, em especial, para a Região.

3-IMG 4235-18-09-2018

4-IMG 421818-09-2018

5-IMG 423118-09-2018

Copyright © 2018-2019 ALRAM