Presidente da Assembleia preside à abertura do IX Encontro de Quadros Parlamentares de Portugal

Share Image

O Presidente da Assembleia relevou a importância deste Encontro por possibilitar a troca de experiências e de partilha entre os quadros parlamentares da Assembleia da República e das Assembleias Legislativas Regionais. Referiu que o tema escolhido para este Encontro é importante, dado que o...

STAGING
STAGING
STAGING
STAGING
XI Legislatura, III Sessão Legislativa Presidente
Presidente da Assembleia preside à abertura do IX Encontro de Quadros Parlamentares de Portugal

1-Quadros-Parlamentares-Portugal2-06-09-2018

O Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, presidiu, no dia 06 de setembro, à sessão de abertura do IX Encontro de Quadros Parlamentares de Portugal, que decorre até amanhã, 07 de setembro, na Assembleia Legislativa, sob o tema "Protocolo Parlamentar".

 2-Quadros-Parlamentares-Portugal5-06-09-2018

O Presidente da Assembleia relevou a importância deste Encontro por possibilitar a troca de experiências e de partilha entre os quadros parlamentares da Assembleia da República e das Assembleias Legislativas Regionais.

Referiu que o tema escolhido para este Encontro é importante, dado que o protocolo faz parte da liturgia do poder. Deve haver um ritual na observância de certas regras de conduta que são também importantes no relacionamento entre pessoas e instituições.

Salientou ainda que atualmente não existe uma lei específica para o protocolo das cerimónias regionais e que a lei nacional é insuficiente, ficando muito aquém do que seria desejável nesta matéria.

Deu o exemplo da iniciativa do Parlamento açoriano em 2007, que foi julgada inconstitucional e que visava estabelecer um protocolo regional específico.

Uma das razões invocadas pelo Tribunal Constitucional, que chumbou a referida iniciativa, foi a de considerar que a Assembleia Legislativa dos Açores invadiu a reserva da Assembleia da República.

3-Quadros-Parlamentares-Portugal7-06-09-2018

O Encontro de Quadros Parlamentares de Portugal, cuja organização coube este ano ao Parlamento da Madeira, tem como orador convidado o Embaixador José de Bouza Serrano, do Ministério de Negócios Estrangeiros, e reúne dirigentes e quadros dos três parlamentos do País:

Albino de Azevedo Soares – Secretário-Geral da Assembleia da República (AR)

José Manuel Araújo – Adjunto do Secretário-Geral da AR

Maria Manuela Azóia Lopes – Chefe de Divisão de Relações Públicas e Protocolo (DRPP) da AR

Sandra Isabel Goulart Pereira da Costa – Secretária-Geral da Assembleia Legislativa dos Açores (ALRAA)

Maria Antónia Dutra – Técnica Superior do Gabinete de Relações Externas, Protocolo e Comunicação Social da ALRAA

Ricardo Rodrigues – Secretário-Geral da Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM)

Fiona Pereira – Adjunta do Gabinete do Presidente da ALRAM

5-Jose-Manuel-Araujo-AR-06-09-2018

6-Quadros-Parlamentares-Portugal10-06-09-2018

 

Copyright © 2018-2019 ALRAM