Ensino Secundário encerra Sessão Regional do Parlamento dos Jovens 2018 / 2019

Share Image

window.addEventListener("DOMContentLoaded", function () { (function ($) { $(document).ready(function () { MacroImage_Vic9(); }); })(jQuery); });...

STAGING
STAGING
STAGING
STAGING
XI Legislatura, IV Sessão Legislativa Parlamento dos Jovens
Ensino Secundário encerra Sessão Regional do Parlamento dos Jovens 2018 / 2019
Parlamento Jovem8.jpg

A Assembleia Legislativa da Madeira recebeu no dia 26 de fevereiro a Sessão Regional do Parlamento dos Jovens 2018/2019, dirigida aos alunos do Ensino Secundário, que decorreu sob o tema “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”.

Parlamento Jovem10.jpg

O programa Parlamento dos Jovens, iniciativa da Assembleia da República, resulta de um protocolo de cooperação entre o Parlamento nacional, a Assembleia Legislativa da Madeira e a Secretaria Regional de Educação através da Direção Regional de Juventude e Desporto.

Esta Sessão Regional envolveu alunos de 16 escolas do Ensino Secundário: Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira; Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral; Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol; Escola Básica e Secundária de Machico; Escola Básica e Secundária de Santa Cruz; Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva; Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas – Carmo; Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco; Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares; Escola Complementar do Til – APEL; Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira; Escola Secundária Francisco Franco; Escola Profissional Atlântico; Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco; Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes e Escola Secundária Jaime Moniz.

Parlamento Jovem1.jpg

A sessão de abertura foi presidida pela vice-Presidente da Assembleia, Fernanda Cardoso, em representação do Presidente da Assembleia e contou igualmente com as intervenções do Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, e da Deputada à Assembleia da República, Sara Madruga da Costa.

Parlamento Jovem20.jpg

Intervenção do Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho

Intervenção da deputada na Assembleia da República, Sara Madruga da Costa 

Intervenção da vice-Presidente da Assembleia, Fernanda Cardoso

 

Parlamento Jovem4.jpg

Terminada a sessão de abertura, a vice-Presidente da Assembleia Legislativa cedeu o lugar ao "jovem presidente" da Mesa, Luís Calado, da Escola Básica e Secundária de Machico, que, pelo segundo ano consecutivo, ficou com a responsabilidade de conduzir os trabalhos da Sessão Regional –Ensino Secundário.

Parlamento Jovem9.jpg

Após o período de perguntas colocados pelos “jovens deputados” à Deputada à Assembleia da República, foram apresentados os projetos de recomendação das escolas participantes e procedeu-se ao debate na generalidade.

Parlamento Jovem19.jpg

O projeto eleito com mais votos e que serviu de projeto base para a discussão na especialidade foi o projeto de recomendação da Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, composto por cinco medidas, que irá representar a Região Autónoma da Madeira, na Sessão Nacional, que terá lugar a 20 e 21 de maio, na Assembleia da República:

Medida proposta 1 - Instalar painéis solares em edifícios públicos, em fase de construção ou com um projeto futuro, sendo os mesmos subsidiados pelo Governo.

Medida proposta 2 - Aumentar o orçamento do Ministério da Ciência e da Educação no sentido de criar condições de investigação e aplicação de novas soluções ambientais.

Medida proposta 3 – Reforçar os mecanismos legais de fiscalização, e respetiva punição, dos diversos setores económicos que não cumpram com as boas práticas ambientais estipuladas por lei.

Medida proposta 4 – Promover campanhas eficazes de reflorestação, assim como criar um novo plano de ordenamento florestal.

Medida proposta 5 – Criar um sistema, por parte das autarquias, capaz de promover projetos que incentivem os seus munícipes a preservar o meio ambiente, bem como os recursos naturais.

Parlamento Jovem17.jpg

Foram ainda eleitos os deputados ao círculo eleitoral à Sessão Nacional, bem como a porta-voz que será a jovem Francisca Marujo, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz. 

IMG_5969a.jpg

 

Copyright © 2018-2019 ALRAM