O Presidente da Assembleia terminou em Perth a visita às Comunidades madeirenses na Austrália. No dia 1 de fevereiro, no “West Australia Portuguese Clube”, em Fremantle, foi recebido como convidado de honra num encontro que contou com centenas de emigrantes madeirenses.
Na ocasião, o Presidente do Parlamento, após fazer uma breve síntese dos contactos que foram sendo estabelecidos ao longo dos últimos dias, de Sidney a Camberra e de Melbourne a Perth, destacou a importância desta visita à Austrália, 20 anos após a presença de um representante do primeiro órgão de governo próprio da Região.
Elogiou ainda as Comunidades pela dimensão que dão a Portugal, defendendo que o País e a Região Autónoma devem seguir uma política de proximidade que permita ouvir e responder às preocupações dos emigrantes.
No final, agradeceu aos conselheiros José Góis e John Faria e a todos os dirigentes associativos que emprestam a sua colaboração às coletividades portuguesas espalhadas pela Austrália.
Em Fremantle, a cidade mais madeirense de Perth, por ter recebido nos anos 50 os primeiros emigrantes da Madeira, e que está geminada com o Funchal desde 1996, o Presidente da Assembleia foi também recebido pelo Mayor Brad Pettitt, numa reunião onde foi dado particular ênfase às questões ambientais.