O Presidente da Assembleia Legislativa, a convite do Parlamento nacional de Cabo Verde, participou como orador na conferência “A Macaronésia – Laboratório da Biodiversidade do Atlântico”, que teve lugar no Centro Oceanográfico, na ilha de São Vicente, no dia 26 de fevereiro.
A conferência contou igualmente com a participação do Presidente da Assembleia nacional de Cabo Verde, Jorge Santos, do Secretário de Estado da economia marítima, Paulo Veiga, e de vários especialistas na matéria, envolvendo instituições públicas e privadas e a sociedade civil.
No âmbito do painel sobre “a transição para a economia azul e o turismo sustentável”, o Presidente, na sua intervenção, enfatizou que assegurar a transição para a economia azul e circular é o maior desafio da humanidade em todos os setores económicos, incluindo os afetos ao mar, e com particular relevância para as regiões insulares pela escala e pela dependência energética.
Dando a conhecer que 75% do mar territorial da Madeira é atualmente área marinha protegida, sublinhou este número como o espelho da ambição e da liderança que a Região sempre assumiu em matéria de conservação da natureza.
O Presidente referiu ainda que a Madeira é o primeiro arquipélago da Macaronésia a concluir o ordenamento do espaço marítimo, no seu entender, a melhor e mais coerente estratégia para potenciar a economia azul, num processo extremamente participado e que se revelou tecnicamente desafiante pelo seu pioneirismo. Acrescentou que o crescimento azul na Região é já uma realidade que se manifesta, citando exemplos, no registo internacional de navios, nos cabos submarinos de energia e de comunicações transcontinentais, no desenvolvimento substancial da aquicultura e nos relevantes números do turismo em geral e das atividades conexas.
Intervenção do Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes
Neste dia, a Delegação da Madeira, da qual fazem parte o líder parlamentar do PSD, Jaime Filipe Ramos, e o do CDS/PP, Rui Barreto, foi também recebida em audiência na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, pelo Presidente da Câmara Municipal, Augusto Neves.