Assembleia acolhe 2ª edição do Projeto “aCORDE!” de 04 a 08 de fevereiro

Share Image

A Assembleia Legislativa acolhe, de 04 a 08 de fevereiro, a 2ª edição do Projeto “aCORDE!” – Comemoração dos Cordofones Tradicionais Madeirenses (Braguinha, Rajão e Viola de Arames), que conta com a participação de 210 alunos. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Regional da Educação/Direção...

STAGING
STAGING
STAGING
STAGING
XI Legislatura, IV Sessão Legislativa
Assembleia acolhe 2ª edição do Projeto “aCORDE!” de 04 a 08 de fevereiro

A Assembleia Legislativa acolhe, de 04 a 08 de fevereiro, a 2ª edição do Projeto “aCORDE!” – Comemoração dos Cordofones Tradicionais Madeirenses (Braguinha, Rajão e Viola de Arames), que conta com a participação de 210 alunos.

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Regional da Educação/Direção Regional de Educação, promovida pela DSEAM – Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, que conta com a parceria da Assembleia Legislativa da Madeira.
Este projeto, que tem, entre outras, o apoio de instituições ligadas ao ensino e divulgação dos cordofones tradicionais madeirenses, tais como o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, a Associação Musical e Cultural Xarabanda e a Associação Grupo Cultural Flores de Maio, pretende ser o indutor para que seja criado o Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses, a 04 de fevereiro, como forma de homenagear o autor Carlos Santos – com a data da publicação do seu livro “Tocares e cantares da ilha”, em 1937.
A definição de um dia específico para abordar esta temática trará uma maior consciencialização da população sobre a importância de preservação e divulgação dos cordofones tradicionais madeirenses, reforçará o turismo cultural e científico-pedagógico, consagrará e salvaguardará a história dos cordofones tradicionais madeirenses, enaltecerá e motivará os artistas que criam, executam e compõem para estes instrumentos e defenderá a sua origem e a dos instrumentos que dele advêm, como o ukulele e o cavaquinho brasileiro.
Durante este evento, o público poderá assistir a vários momentos musicais, recitais e conferências, visitar a exposição sobre a temática e as escolas poderão frequentar workshops de prática instrumental. Destaca-se, ainda, o concerto protagonizado pela Orquestra de Bandolins e o Si Que Brade da DSEAM, alusivo às comemorações dos 30 anos destes agrupamentos artísticos. A 2ª edição do Projeto “aCORDE” irá culminar na entrega dos prémios Carlos Santos e Cândido Drummond de Vasconcelos.

cartaz_acorde_2019.png
programa_acorde_2019_Page_1.jpg
programa_acorde_2019_Page_2.jpg
acorde_2019_concerto.png

 

Copyright © 2018-2019 ALRAM