Presidente da Assembleia assiste à apresentação da Moeda Comemorativa dos 600 anos

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, assistiu à Cerimónia de Apresentação da Moeda Comemorativa 600 anos do Descobrimento da Madeira e do Porto Santo, que se realizou, no dia 08 de julho, na Praça do Fórum de Machico.A Moeda, cunhada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM),...

XI Legislatura, IV Sessão Legislativa Presidente
Presidente da Assembleia assiste à apresentação da Moeda Comemorativa dos 600 anos

O Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, assistiu à Cerimónia de Apresentação da Moeda Comemorativa 600 anos do Descobrimento da Madeira e do Porto Santo, que se realizou, no dia 08 de julho, na Praça do Fórum de Machico.

A Moeda, cunhada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM), é de dois euros e é um dos últimos trabalhos do artista plástico Júlio Pomar (1926 – 2018), autor de uma obra multifacetada, centrada na pintura, desenho, cerâmica e gravura.

De acordo com a portaria 16/2019, “na face comum de ambas as moedas é utilizado o desenho europeu constante da Comunicação da Comissão Europeia…”na face nacional da moeda designada «600 Anos do Descobrimento da Madeira e do Porto Santo», ocupando todo o campo central, a representação da silhueta das ilhas, onde se destacam as linhas de rumo dos portulanos dos mapas dos séculos XIII e XV. A circundar a imagem as legendas «600 anos do Descobrimento da Madeira e de Porto Santo», «Portugal 2019», «INCM» e a indicação do autor, envolvendo todo o desenho encontram-se as 12 estrelas, dispostas em forma circular, que representam a União Europeia”.

Após a apresentação da Moeda Comemorativa dos 600 anos, o Presidente da Assembleia assistiu ao Concerto "Saudades do Max".

  • 01.Lancamento-Moeda-Concerto.jpg
  • 02.Lancamento-Moeda-Concerto.jpg
Copyright © 2018-2020 ALRAM