Presidente da Assembleia participa em debate sobre a participação política dos emigrantes em Portugal - 24-07-2019

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, assistiu à Cerimónia de abertura do IV Fórum Madeira Global e, no âmbito deste evento, participou na mesa redonda subordinada ao tema “A participação política [dos emigrantes] em Portugal”, que se realizou no dia 24 de julho, no Savoy Palace.A...

XI Legislatura, IV Sessão Legislativa Presidente
Presidente da Assembleia participa em debate sobre a participação política dos emigrantes em Portugal

O Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, assistiu à Cerimónia de abertura do IV Fórum Madeira Global e, no âmbito deste evento, participou na mesa redonda subordinada ao tema “A participação política [dos emigrantes] em Portugal”, que se realizou no dia 24 de julho, no Savoy Palace.

A mesa redonda, que integrou o presidente deste órgão legislativo, juntou ainda em debate o Secretário Regional de Educação, Jorge de Carvalho, e a antiga Secretária de Estado da Emigração e Comunidades, Manuela Aguiar.

Nas intervenções, o Presidente da Assembleia enfatizou que as aspirações e preocupações das Comunidades Madeirenses têm merecido a devida atenção por parte do Parlamento Regional, que reforçou a sua presença junto dos nossos emigrantes, através de visitas aos países de acolhimento.

Ao nível dos trabalhos parlamentares desenvolvidos, relevou os debates que foram realizados sobre a temática, com a presença do Governo Regional, e o aprofundamento da discussão quanto à criação de um círculo para a emigração nas eleições regionais, no seio da Comissão Eventual para a Reforma do Sistema Político.

Explicou que a criação deste círculo eleitoral, que corresponde à constatação de que a Comunidade Madeirense não se cinge ao território da Região, tem esbarrado numa visão soberanista do Tribunal Constitucional.

O Fórum Madeira Global é a reunião magna anual das Comunidades Madeirenses e contou nesta sua IV edição com mais de uma centena de emigrantes. Tem por objetivo dar voz e envolver as nossas Comunidades na definição das políticas regionais e aprofundar os laços que unem os madeirenses, independentemente do local onde residam, contribuindo para a valorização e dignificação das relações entre as instituições do poder autonómico e os nossos emigrantes.

 

  • 1-JOA_6865-24-07-2019.jpg
  • 2-JOA_6830-24-07-2019.jpg
  • 3-JOA_6872-24-07-2019.jpg
  • 4-Frum-Global8-24-07-2019.jpg
Copyright © 2018-2020 ALRAM