As cerimónias comemorativas do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, que decorreram no dia 01 de julho, iniciaram-se com a Cerimónia de Homenagem com Deposição de Flores na Praça da Autonomia, seguida da Sessão Solene Comemorativa, que decorreu no Auditório do Fórum Machico. A sessão realizou-se em Machico, no âmbito dos 600 anos da descoberta da Madeira, por ter sido o porto de chegada dos navegadores.
Na Cerimónia de Homenagem, presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, foram depositadas flores junto do Monumento à Autonomia.
A Sessão Plenária Comemorativa do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses contou com a presença do Presidente do Governo Regional e demais membros, do Representante da República, dos deputados na Assembleia da República, bem como de entidades oficiais, políticas, militares e convidados.
A marcar o início da sessão, foi feita interpretação dos Hinos Nacional e Regional pela Associação Grupo Coral de Machico.
O Presidente da Assembleia declarou aberta a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, seguindo-se as intervenções dos Grupos Parlamentares, da Representação Parlamentar e do Deputado não Inscrito.
Intervenção do deputado Gil Canha (Independente):
Intervenção da deputada Raquel Coelho (PTP):
Intervenção do deputado Roberto Almada (BE):
Intervenção da deputada Sílvia Vasconcelos (PCP):
Intervenção do deputado Victor Freitas (PS):
Intervenção do deputado Carlos Costa (JPP):
Intervenção do deputado Rui Barreto (CDS/PP):
Intervenção do deputado Miguel de Sousa (PSD):
Concluídas as intervenções das várias forças políticas, a sessão solene prosseguiu com a intervenção do presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes.
Intervenção do Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes:
Encerrada a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses, ouviram-se os Hinos Regional e Nacional interpretados pela Associação Grupo Coral de Machico.