"O papel da OIT no mundo laboral” é como se intitulou a conferência que se realizou, no dia 12 de junho, no Salão Nobre da Assembleia, e que visou assinalar o Centenário da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O Presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, que presidiu à abertura da conferência, referiu que o Parlamento recebe com muito agrado um evento com um tema tão importante como é a Organização Internacional do Trabalho, um organismo centenário que vem provar que está pujante, que é atual e importante, sobretudo no convívio das nações.
Após referir que a base essencial da OIT é a procura da Paz e da justiça social enquadrada num bem maior que é a justiça universal, fez notar que na Região Autónoma da Madeira tem sido dada particular atenção ao diálogo social, que tem sido um dos fatores de sucesso do ambiente social vivido na Região e uma das razões do seu desenvolvimento. A este respeito, referiu que tal se deve à ação do Governo Regional, das entidades patronais, dos trabalhadores e associações sindicais.
O Presidente deste órgão legislativo salientou que o desenvolvimento de um território, de uma nação, não se mede apenas por indicadores económicos, mas também pelos indicadores sociais.
A Conferência "O papel da OIT no mundo laboral”, uma iniciativa da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais (SRIAS), através da Direção Regional do Trabalho e da Ação Inspetiva, teve como moderador, Guilherme Silva, e o Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Pedro Romano Martinez, como orador convidado.