A Reunião Plenária nº68 realizou-se no dia 26 de junho, sob a presidência do Presidente da Assembleia.
Os trabalhos abriram no Período Antes da Ordem do Dia (PAOD), com a declaração política semanal a cargo do deputado Rui Abreu (PSD), sobre a maioria na Assembleia da República, que levou aos pedidos de esclarecimento dos parlamentares João Paulo Marques (PSD), Lopes da Fonseca (CDS/PP), Raquel Coelho (PTP), Gil Canha (Independente), Victor Freitas (PS) e Jaime Filipe Ramos (PSD).
Na IIª Parte do PAOD, o Plenário discutiu o Voto de Protesto “Pela morosidade da investigação do Ministério Público no Processo Cuba Livre”, da autoria do PTP.
Concluído o PAOD, os trabalhos prosseguiram para o Período da Ordem do Dia (POD) com a apreciação na generalidade da proposta de decreto legislativo regional, intitulada “Institui e disciplina a atribuição de um suplemento remuneratório aos trabalhadores da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas que prestem trabalho em condições de risco e penosidade”, após apreciação pela 7ª Comissão Especializada.
A discussão da iniciativa do Governo fez-se com a presença do Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, que defendeu a proposta do Executivo.
O governante foi alvo dos pedidos de esclarecimento e intervenções dos deputados Roberto Almada (BE), Gil Canha (Independente), Mafalda Gonçalves (PS), Carlos Costa (JPP), José Manuel Rodrigues (CDS/PP), Ricardo Lume (PCP), Sílvia Vasconcelos (PCP), Joaquim Marujo (PSD), Jaime Filipe Ramos (PSD) e Raquel Coelho (PTP).
Seguiu-se a apreciação conjunta e na generalidade do projeto de resolução, da autoria do PCP, intitulado “Plano para a criação e modernização da rede de centros de recolha oficial de animais na Região autónoma da Madeira” e do projeto de resolução, da autoria do PCP, intitulado “Para a urgente cooperação entre os Municípios e o Governo Regional no lançamento de campanhas de esterilização de animais abandonados e errantes na Região Autónoma da Madeira”, após apreciação pela 3ª Comissão Especializada.