Madeira Vista do Céu, um objeto de “prazer visual”

Share Image

Madeira Vista do Céu – From the Sky é um livro de fotografia aérea, toda ela feita com recurso a drone, que retrata todos os concelhos da Madeira. Um sonho com cerca de 20 anos que surgiu de uma ideia que o fotojornalista Gregório Cunha teve quando este andou de helicóptero, pela primeira vez, numa...

XII Legislatura, I Sessão Legislativa Exposição
Madeira Vista do Céu, um objeto de “prazer visual”
  • 3S1A7589.JPG
  • 3S1A7679.JPG
  • 3S1A7706.JPG
  • 3S1A7858.JPG

Madeira Vista do Céu – From the Sky é um livro de fotografia aérea, toda ela feita com recurso a drone, que retrata todos os concelhos da Madeira. Um sonho com cerca de 20 anos que surgiu de uma ideia que o fotojornalista Gregório Cunha teve quando este andou de helicóptero, pela primeira vez, numa viagem entre o Porto Santo e a Madeira. “O drone trouxe a possibilidade diferente de realizar as fotografias que eu queria, mas é uma mera ferramenta para colocar os meus olhos lá em cima e assim percorrer as duas ilhas”, afirmou Gregório Cunha, na apresentação que decorreu no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira. Além de livro de fotografia, o autor diz que obra tem a pretensão de ser “um objeto de conhecimento da ilha, mas sobretudo um objeto de prazer visual.”

Sílvio Fernandes, Vice-Reitor da Universidade da Madeira, foi quem apresentou o livro e destacou a qualidade da obra e o predomínio de duas cores, o verde e o azul. “O verde da terra, da vegetação e o azul, que tanto pode ser a tonalidade do mar, como do céu”, disse. A visão de outra perspetiva da Madeira, em 2019 fica gravada na forma de livro, “um livro de imagens que é acompanhado por textos”, destacou.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira elogia o trabalho do fotojornalista e salienta que esta obra, inédita, mostra uma Madeira vista de cima que “tem um outro encanto”. José Manuel Rodrigues afirmou, perante um salão nobre cheio, que “a fotografia de Gregório Cunha é a arte que resiste a todos os tempos”.

 “É um desígnio do nosso parlamento se abrir à população e ser também um polo cultural, e hoje concretiza-se mais um passo deste desígnio da Assembleia Legislativa”, afirmou o Presidente do parlamento.

Apresentação do Livro Madeira Vista do Céu - 19.12.2019
Copyright © 2018-2020 ALRAM