Paulo David cria nova imagem gráfica da Assembleia Legislativa da Madeira

Share Image

O conceituado arquiteto Paulo David é o autor da nova imagem gráfica do parlamento madeirense. “A estruturação na nova imagem que irá representar a Assembleia Legislativa partiu de uma pesquisa sobre o programa, o edifício, o meio urbano, a história, e a cultura associadas a esta emblemática ‘casa’,...

XII Legislatura, I Sessão Legislativa Sessão Solene
Paulo David cria nova imagem gráfica da Assembleia Legislativa da Madeira
  • Paulo David.jpg
  • Simbolo 01_640.jpg

O conceituado arquiteto Paulo David é o autor da nova imagem gráfica do parlamento madeirense. “A estruturação na nova imagem que irá representar a Assembleia Legislativa partiu de uma pesquisa sobre o programa, o edifício, o meio urbano, a história, e a cultura associadas a esta emblemática ‘casa’, o que permitiu definir uma série de compreensões e estratégias de projeto que acabaram por formar o símbolo e base gráfica propostas”, justifica o gabinete de arquitetura na memória descritiva do projeto.

Edifício ALRAM.jpg

A estruturação do símbolo teve em conta “a definição do edifício da Assembleia enquanto porta para o mar, sendo a palavra ‘mar’ aqui equiparada à palavra ‘conhecimento’, ou seja, a Assembleia enquanto porta para o conhecimento, enquanto lugar de reunião da democracia”.

 O arquiteto Paulo David quis ainda, com este símbolo, “representar o passado, presente e futuro com a figuração do edifício da alfândega antiga (passado mais longínquo) representando a história da cidade; com a figuração do edifício do hemiciclo (passado mais próximo) representando a vontade em reconhecer o património mais recente; com a figuração do espaço em branco representando o lugar para albergar as dinâmicas do presente; e com a figuração do mar, representando o futuro expectante sobre conhecimentos vindouros.”

 O novo estilo gráfico teve em conta a visão da instituição e a “reinterpretação do estilo tipográfico” de modo a tornar de mais fácil leitura os vários documentos que a Assembleia Legislativa da Madeira vai utilizar e publicar.

Simbolo 01_640.jpg

Para este trabalho de “(re)interpretação de um símbolo” o gabinete do arquiteto Paulo David baseou-se num “trabalho de reconhecimento sobre o património do Funchal – e neste caso mais especificamente sobre o edifício da antiga alfândega e sobre a intervenção mais recente do arquiteto Raul Chorão Ramalho – conciliando com o trabalho de compreensão da Assembleia Legislativa enquanto instituição, na qualidade de lugar de reunião e de (re)conhecimento”.

A nova imagem gráfica da Assembleia Legislativa da Madeira já tinha sido apresentada  pelo arquiteto Paulo David na passada quarta-feira, na cerimónia que assinalou os 43 anos do parlamento madeirense.

A Assembleia Legislativa da Madeira está sediada no edifício que já foi a Alfândega do Funchal, construído em 1519, e que este ano assinala os 500 anos.

De 1976, início da I Legislatura, até 4 de dezembro de 1987, data da inauguração das atuais instalações, os serviços da Assembleia estiveram sediados no edifício da antiga Junta Geral, à avenida Zarco, a par dos restantes órgãos do Governo Regional.

Copyright © 2018-2020 ALRAM