Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira enaltece trabalho dos Psicólogos

Share Image

O presidente do parlamento madeirense enalteceu, hoje, o trabalho dos psicólogos na Madeira, com especial destaque para as alturas das grandes tragédias, como o 20 de fevereiro, os incêndios e o trágico acidente com o autocarro de turismo, no Caniço. “Sou testemunha do apoio psicológico que, em...

XII Legislatura, I Sessão Legislativa Conferência
Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira enaltece trabalho dos Psicólogos
  • 3S1A5078.JPG
  • 3S1A5058.JPG
  • 3S1A5154.JPG
  • 3S1A5151.JPG

O presidente do parlamento madeirense enalteceu, hoje, o trabalho dos psicólogos na Madeira, com especial destaque para as alturas das grandes tragédias, como o 20 de fevereiro, os incêndios e o trágico acidente com o autocarro de turismo, no Caniço. “Sou testemunha do apoio psicológico que, em ambientes de catástrofe, os psicólogos da Madeira desta área têm dado às populações”, vincou José Manuel Rodrigues, esta manhã, na abertura da conferência “A Psicologia e o futuro dos cuidados de saúde primários”, que decorre no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, hoje e amanhã.

Preocupado com os dados que indicam o aumento da depressão junto da sociedade portuguesa, o presidente do parlamento madeirense defendeu a presença de mais psicólogos no Serviço Regional de Saúde e partilhou a opinião de que a “porta de entrada” do Serviço Regional de Saúde deve ser a dos cuidados de saúde primários e não as urgências do hospital.

Além de destacar o papel dos psicólogos no serviço regional de saúde, José Manuel Rodrigues salientou o esforço governativo. “Quero aliás aqui reconhecer, o esforço e a competência do senhor secretário para que os serviços de saúde da Região, respondam com melhor eficiência às necessidades cada vez mais prementes das populações da Madeira e do Porto Santo”, disse.

Já o Secretário Regional da Saúde garante que os psicólogos têm um papel importante e salientou que “já é tempo de se poder anunciar que a Unidade de Psicologia tem de partir para um patamar mais acima, num novo regulamento do SESARAM, constituindo mais um serviço do Serviço Regional de Saúde”, disse.

O governante lembrou, ainda, que o SESARAM já integra 62 psicólogos. 42 trabalham nos cuidados de saúde primários e 20 nos cuidados hospitalares.

Nesta sessão, a Ordem dos Psicólogos homenageou a médica Maria das Dores, a primeira médica a ser responsável pela área da psicologia nos cuidados de saúde primários da Madeira. “Traz-nos uma responsabilidade acrescida, porque o caminho que iniciou, nós temos que continuar, reforçou o Secretário Regional da Saúde.

 

José Manuel Rodrigues, Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira 05.12.2019
Pedro Ramos, Secretário Regional da Saúde 05.12.2019
Copyright © 2018-2020 ALRAM