Reitor da Universidade da Madeira propõe reforço orçamental de 4 milhões de euros

Share Image

Ouvido pela Comissão de Educação, Desporto e Cultura, o reitor da Universidade da Madeira, José Carmo, reivindicou um aumento da dotação orçamental de 4 milhões de euros para universidade madeirense. A proposta, já apresentada ao Governo da República, foi calculada com base no número de estudantes...

XII Legislatura, I Sessão Legislativa Comissão Especializada
Reitor da Universidade da Madeira propõe reforço orçamental de 4 milhões de euros
  • Audição Parlamentar Reitor UMA1.jpg

Ouvido pela Comissão de Educação, Desporto e Cultura, o reitor da Universidade da Madeira, José Carmo, reivindicou um aumento da dotação orçamental de 4 milhões de euros para universidade madeirense.

A proposta, já apresentada ao Governo da República, foi calculada com base no número de estudantes e envolve ainda a Universidade dos Açores, que também propõe um reforço de verbas, na ordem dos 7 milhões de euros.

Na audição parlamentar desta quarta-feira, José Camo referiu que a majoração visa compensar os custos da insularidade e da ultraperiferia e fomentar a coesão territorial, por isso defendeu que as verbas sejam canalizadas através do Fundo de Coesão e de forma faseada, até atingir os totais propostos pelas universidades insulares até ao final da atual legislatura.

A Universidade da Madeira tem um orçamento de 20 milhões de euros e recebe do Estado cerca de 12,6 milhões. De acordo com o reitor as verbas estatais não dão para pagar 80% da despesa com os salários.

Copyright © 2018-2020 ALRAM