Redução das taxas aeroportuárias domina debate da Assembleia Legislativa da Madeira

Share Image

Os deputados madeirenses apreciaram, hoje, um projeto de resolução do PCP para “garantir a redução das taxas aeroportuárias dos aeroportos da Madeira e do Porto Santo”.  O PCP deu o mote debate por entender que as taxas aeroportuárias estão a gerar constrangimentos à competitividade da Madeira, por...

XII Legislatura, I Sessão Legislativa Plenário
Redução das taxas aeroportuárias domina debate da Assembleia Legislativa da Madeira
  • Debate Plenário ALRAM3.jpg
  • Ricardo Lume1.jpg
  • Elvio Sousa3.jpg
  • Carlos Rodrigues1.jpg
  • Lopes da Fonseca2.jpg
  • Sergio Gonçalves2.jpg

Os deputados madeirenses apreciaram, hoje, um projeto de resolução do PCP para “garantir a redução das taxas aeroportuárias dos aeroportos da Madeira e do Porto Santo”. 

O PCP deu o mote debate por entender que as taxas aeroportuárias estão a gerar constrangimentos à competitividade da Madeira, por isso a recomendação ao Governo Regional para iniciar um processo negocial com a “ANA Aeroportos” para descida das taxas nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo.

O PSD considerou o debate importante devido ao impacto que as taxas têm no turismo, um setor primordial na economia regional, mas salientou que já decorrem conversações nesse sentido. O PS também defende uma eventual renegociação das taxas com a ANA e o JPP pediu uma comissão de inquérito parlamentar para avaliar o cumprimento do contrato de concessão à ANA. Já o CDS-PP também concorda com a necessidade de reduzir as taxas aeroportuárias, mas levantou dúvidas quanto à forma como a resolução do PCP está orientada. A iniciativa é votada amanhã.

Na Assembleia Legislativa da Madeira esteve ainda em debate um projeto de proposta de lei à Assembleia da República, da autoria do PCP, intitulado “Alteração à lei das Finanças das Regiões Autónomas”, um assunto adiado e remetido para apreciação em comissão.

A terceira iniciativa do PCP, também um projeto de proposta de lei à Assembleia da República, para “Recuperação do controlo público dos CTT”, vai ser votado esta quinta-feira, ainda assim, no debate todos os partidos criticaram o serviço prestado pelos correios depois da privatização.

 

Fotos: Élvio Fernandes

Nesta página disponibilizamos o som, em mp3, do debate desta manhã.

Reunião Plenária n.º 08
Copyright © 2018-2020 ALRAM