Assembleia Legislativa da Madeira faz minuto de silêncio pelas vítimas do “20 de Fevereiro”

Share Image

Os deputados madeirenses cumpriram esta manhã um minuto de silêncio em memória das vítimas da aluvião de “20 de Fevereiro” de 2010. A homenagem proposta pelo Presidente das Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, incluiu ainda o pesar pelas mortes de Jorge Martins, médico e...

XII Legislatura, I Sessão Legislativa Plenário
Assembleia Legislativa da Madeira faz minuto de silêncio pelas vítimas do “20 de Fevereiro”
  • 1.jpg
  • 2.jpg
  • 3.jpg
  • Jaime Filipe3.jpg
  • Miguel Iglésias2.jpg
  • Lopes da Fonseca1.jpg
  • Elvio Sousa1.jpg
  • Ricardo Lume1.jpg
  • J Manuel Rodrigues3.jpg

Os deputados madeirenses cumpriram esta manhã um minuto de silêncio em memória das vítimas da aluvião de “20 de Fevereiro” de 2010. A homenagem proposta pelo Presidente das Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, incluiu ainda o pesar pelas mortes de Jorge Martins, médico e ex-deputado, e de Honório Sousa, empresário e antigo presidente do Marítimo.

Amanhã, e passados 10 anos sobre o trágico acontecimento, a Sé do Funchal acolhe no uma celebração eucarística em memória das vítimas do “20 de fevereiro de 2010”, iniciativa promovida a pedido do parlamento madeirense. A celebração eucarística é presidida pelo Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, e acontece pelas 11h15 min..

A tempestade que se abateu sobre o arquipélago da Madeira, em 2010, provocou 47 mortos, 4 desaparecidos, 250 feridos e mais de 600 desalojados. É considerada a maior catástrofe dos últimos 200 anos na Região.

A 20 de fevereiro de 2010, uma conjugação de fenómenos meteorológicos provocou chuvas fortes que resultaram em inundações, derrocadas e deslizes de terra. Os concelhos do Funchal, da Ribeira Brava, de Câmara de Lobos e de Santa Cruz foram os mais fustigados.

Os prejuízos foram avaliados em 1.080 milhões de euros.

Num dia marcado também por votações, a Assembleia Legislativa da Madeira aprovou um projeto de resolução que recomenda ao Governo da República que assegure e financie os meios aéreos de combate a incêndios durante todo o ano, a Região

A iniciativa do PSD contou com os votos favoráveis do PSD, CDS/PP, JPP e PCP e contra do PS.

Reunião Plenária n.º 32 de 19.02.2020
Copyright © 2018-2020 ALRAM