O Presidente a Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, e a Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, estiveram esta manhã presentes na conferência que trouxe à Madeira Paulo Portas.
O ex-governante e antigo dirigente do CDS/PP falou sobre o tema "O que podemos esperar do mundo em 2020: tendências globais e impactos na Madeira". Paulo Portas mostrou-se preocupado com o que se está a passar na Venezuela, uma das economias com o maior endividamento público do Mundo, falou no perigo do endividamento crescente dos Estados Unidos e lançou um olhar sobre o abrandamento do crescimento económico da China. Chamou ainda a atenção para os mercados emergentes, como África, que podem constituir oportunidades de negócio, para as empresas sediadas nos países africanos.
O conferencista falava após a assinatura do acordo que marca a passagem da Invest Madeira para uma Associação de Promoção da Região. Paulo Portas considerou que “a conversão da unidade de missão numa agência onde está presente a Administração Pública, o Governo Regional e o setor privado é o caminho certo, porque só há uma maneira de atrair mais investimento e promover mais exportação é, lado a lado, o Governo e o setor privado lutarem pelos mesmos objetivos".
Já o Presidente do Governo Regional da Madeira garantiu que a prioridade do executivo é manter o crescimento económico da região e que a “reconversão da Invest Madeira numa agência resulta daquilo que são as prioridades do Governo e a essencial é uma aposta no desenvolvimento”.