Leonor Beleza na Madeira para falar de “Inovação na Saúde”

Share Image

A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, vai proferir, na Assembleia Legislativa da Madeira, uma conferência sobre “Inovação na Saúde”. Inserida no ciclo de conferências “Parlamento com Causas”, a palestra foi agendada, entre o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José...

XII Legislatura, I Sessão Legislativa Presidente
Leonor Beleza na Madeira para falar de “Inovação na Saúde”
  • 1.jpg

A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, vai proferir, na Assembleia Legislativa da Madeira, uma conferência sobre “Inovação na Saúde”.

Inserida no ciclo de conferências “Parlamento com Causas”, a palestra foi agendada, entre o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, e a antiga Ministra da Saúde, numa reunião realizada em Lisboa, para o mês de junho deste ano.

Leonor Beleza vem falar da importância do trabalho da Fundação Champalimaud, para o país e para o Mundo, no domínio da investigação científica nas áreas da biomedicina relacionadas com a oncologia e com as neurociências.

A Fundação Champalimaud nasceu da vontade, expressa em testamento, do empresário António Champalimaud que escolheu Leonor Beleza para presidir à instituição. A Fundação faz investigação em áreas de ponta e tem como prioridade estimular descobertas que beneficiem as pessoas, bem como patrocinar novos padrões de conhecimento.

É no Centro Champalimaud, inaugurado em 2010, que se desenvolve a atividade nas áreas das neurociências e do cancro, através de programas de investigação e da prestação de serviços clínicos de excelência. A Fundação atribui ainda todos os anos, desde 2007, um prémio de um milhão de euros que distingue investigação e as contribuições, a nível mundial, na área da prevenção da cegueira e do alívio dos problemas da visão.

Com sete unidades dedicadas ao tratamento e investigação dos cancros com maior incidência (Unidade de Mama, a Unidade do Pulmão, a Unidade de Urologia, a Unidade de Digestivo, a Unidade de Ginecologia, a Unidade de Hemato-Oncologia e a Unidade de Dermatologia), o Centro Clínico Champalimaud inclui a Unidade de Neuropsiquiatria que presta cuidados de saúde nesta área, como braço clínico da Champalimaud Research, garantindo o carácter translacional desta importante área de investigação da Fundação Champalimaud.

Leonor Beleza é jurista, foi assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1973-1975 e 1977 a 1982), e tem no currículo uma longa carreira política. Foi adjunta do ministro dos Assuntos Sociais, Sá Borges (1975), Secretária de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, no governo de Pinto Balsemão (1982), Secretária de Estado da Segurança Social (1983) e em 1985, pela mão de Cavaco Silva, torna-se a segunda ministra da história de Portugal, ao assumir o Ministério da Saúde, pasta que manteve até 1990.

Eleita deputada à Assembleia da República por diversas ocasiões, foi vice-presidente do Parlamento (1991-1994 e 2002-2005) e é membro do Conselho de Estado. Está na Fundação Champalimaud desde a sua criação, em 2004.

A primeira conferência “Parlamento com Causas”, trouxe à Madeira Joana Portugal Pereira, cientista da ONU, para falar de alterações climáticas, em janeiro deste ano.

Já em fevereiro realizaram-se duas conferências. Uma sobre “Mar da Madeira: mais poder e mais oportunidades”, com Marta Chantal Pereira, especialista em direito público e professora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Nuno Maciel, deputado do PSD Madeira e presidente da Comissão de Ambiente e Recursos Naturais da Assembleia Legislativa, João Castro, deputado açoriano à Assembleia da República e coordenador da Comissão de Agricultura e Mar, e também Thomas Dellinger, professor da Universidade da Madeira. A segunda conferência versou a “Saúde Psicológica nos Media” e contou com os oradores Miguel Ricou, Presidente da Comissão de Ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses, António Macedo Ferreira, Presidente da Direção Regional do Sindicato dos Jornalistas, e Renato Carvalho, Presidente da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

“Parlamento com Causas” é um ciclo de conferências, da Assembleia Legislativa da Madeira, programado para todo o ano sobre os grandes temas da atualidade transversais a toda a sociedade e a todas as sensibilidades políticas. Pretende consciencializar, debater e apontar soluções para as questões mais prementes da sociedade.

Copyright © 2018-2020 ALRAM