Primeira comemoração do Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses aconteceu na Assembleia Legislativa da Madeira

Share Image

Até sábado o Salão Nobre da Assembleia Legislativa acolhe a 2ª edição do Projeto “aCORDE!” – Comemoração dos Cordofones Tradicionais Madeirenses (Braguinha, Rajão e Viola de Arames), que conta com a participação de 210 alunos. O primeiro dia do evento foi marcado pela primeira comemoração do Dia...

XII Legislatura, I Sessão Legislativa Conferência
Primeira comemoração do Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses aconteceu na Assembleia Legislativa da Madeira
  • 4.jpg
  • 6.jpg
  • 5.jpg
  • 3.jpg
  • 1.jpg
  • 2.jpg

Até sábado o Salão Nobre da Assembleia Legislativa acolhe a 2ª edição do Projeto “aCORDE!” – Comemoração dos Cordofones Tradicionais Madeirenses (Braguinha, Rajão e Viola de Arames), que conta com a participação de 210 alunos. O primeiro dia do evento foi marcado pela primeira comemoração do Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses, instituído a 4 de fevereiro. A definição de um dia específico para abordar esta temática pretende contribuir para uma maior consciencialização da população sobre a importância de preservação e divulgação dos cordofones tradicionais madeirenses, reforçar o turismo cultural e científico-pedagógico, consagrar e salvaguardar a história dos cordofones tradicionais madeirenses, enaltecer e motivar os artistas que criam, executam e compõem para estes instrumentos e defender a sua origem e a dos instrumentos que dele advêm, como o ukulele e o cavaquinho brasileiro.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira mostrou orgulho pelo facto do parlamento madeirense ter sido o local escolhido para a primeira celebração do Dia dos Cordofones Tradicionais Madeirenses e pela a qualidade da exposição que está presente no átrio do parlamento madeirense feita por estudantes das escolas da Região, “que revela realmente o enorme trabalho dos professores e dos alunos”. Testemunhou ainda “como cidadão, o quanto se tem feito pela aprendizagem musical na Madeira. “Se há setores da nossa governação e da nossa autonomia onde demos passos gigantescos foi na aprendizagem musical nas nossas escolas”, vincou José Manuel Rodrigues.

“aCORDE” é uma iniciativa da Secretaria Regional da Educação/Direção Regional de Educação, promovida pela DSEAM – Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, que conta com a parceria da Assembleia Legislativa da Madeira.
Este projeto tem o apoio de instituições ligadas ao ensino e divulgação dos cordofones tradicionais madeirenses, tais como o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, a Associação Musical e Cultural Xarabanda e a Associação Grupo Cultural Flores de Maio.

Até ao dia 8 de fevereiro, o público pode assistir a vários momentos musicais, recitais e conferências, visitar a exposição sobre a temática e as escolas vão poder frequentar workshops de prática instrumental.

 

Discursos da sessão abertura do aCORDE 04.02.2020
Copyright © 2018-2020 ALRAM