Reitor da Universidade da Madeira lamenta chumbo da proposta que garantia mais financiamento às ilhas

Share Image

O reitor da Universidade da Madeira (UMa), José Carmo, lamentou esta quarta-feira que a Assembleia da República tenha chumbado a proposta para a majoração do financiamento das universidades da Madeira e Açores. Ouvido na Comissão Especializada Permanente de Educação, Desporto e Cultura da...

XII Legislatura, I Sessão Legislativa Comissão Especializada
Reitor da Universidade da Madeira lamenta chumbo da proposta que garantia mais financiamento às ilhas
  • 1.jpg
  • 2.jpg

O reitor da Universidade da Madeira (UMa), José Carmo, lamentou esta quarta-feira que a Assembleia da República tenha chumbado a proposta para a majoração do financiamento das universidades da Madeira e Açores.

Ouvido na Comissão Especializada Permanente de Educação, Desporto e Cultura da Assembleia Legislativa da Madeira, o Reitor da UMa disse ser “claramente lamentável que, sem ter havido alteração de 2019 para 2020, em 2019 a Assembleia da República tenha aprovado, por unanimidade, a possibilidade de majoração e tenha mandado fazer estudos e, em 2020, tenha recusado na especialidade", vincou.

José Carmo explicou que o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, fez um acordo com a Universidade dos Açores, por via de um contrato-programa, no valor anual de 1,2 milhões de euros (4,8 milhões de euros no total), que visa compensar as limitações e sobrecustos da insularidade, e por esse facto já manifestou o desagrado por considerar ser um "tratamento diferenciado que foi dado às universidades da Madeira e dos Açores".

Copyright © 2018-2020 ALRAM