Alterações climáticas: onde estamos, onde queremos ir e como chegar?

Share Image

As portas do parlamento madeirense abrem-se na próxima segunda-feira para debater as “Alterações Climáticas”.  Joana Portugal Pereira, a cientista que coordena um dos grupos de trabalho do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas, diz que “as...

XII Legislatura, I Sessão Legislativa Conferência
Alterações climáticas: onde estamos, onde queremos ir e como chegar?
  • Alterações Climáticas 3.jpg

As portas do parlamento madeirense abrem-se na próxima segunda-feira para debater as “Alterações Climáticas”.  Joana Portugal Pereira, a cientista que coordena um dos grupos de trabalho do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas, diz que “as alterações climáticas são um dos principais desafios globais que a humanidade enfrenta na atualidade. De acordo com os relatórios especiais do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC na sigla inglesa), a temperatura média global do planeta aumentou aproximadamente 1C, em relação a níveis pré-industriais. As consequências negativas de eventos extremos já afetam 40% da população mundial, sendo que as franjas da população mais desfavorecidas são as mais afetadas”.

A investigadora vai ainda debruçar a análise sobre o arquipélago. “A região autónoma da Madeira, apesar de ter uma contribuição reduzida na emissão de gases de efeito estufa, é uma região particularmente vulnerável e exposta a eventos extremos climáticos e à subida do nível médio do mar. Para garantirmos um desenvolvimento sustentável e sociedades resilientes aos impactos da mudança do clima, é essencial implementar medidas de adaptação e de redução de gases de efeito estufa”, salienta Joana Portugal Pereira na sinopse da conferência.

A cientista destaca que “esta palestra irá discorrer sobre a fronteira do conhecimento da ciência do clima, projeções de impactos associados às alterações climáticas e estratégias de redução de emissões de gases de efeito estufa compatíveis com os objetivos definidos no Acordo de Paris e metas nacionais de mitigação”.

A conferência promovida pela Presidência do parlamento madeirense é a primeira de um ciclo de conferências intitulado “Parlamento com Causas” e que se vai realizar ao longo do ano sobre os grandes temas da atualidade transversais a toda a sociedade e sensibilidades políticas. “Parlamento com Causas” pretende consciencializar, debater e apontar soluções para as questões mais prementes da sociedade.

“Alterações climáticas: onde estamos, onde queremos ir e como chegar?”  é uma palestra que acontece no próximo dia 6 de janeiro, pelas 18h30, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, com entrada livre.

 

Copyright © 2018-2020 ALRAM