PS apresenta recomendação para reduzir número de idosos nas urgências e fazer baixar altas problemáticas

Share Image

O PS vai recomendar ao Governo Regional da Madeira a “Implementação de um Programa de Cuidados de Orientação Comunitária, destinado a Pessoas Idosas, portadores de múltiplas condições crónicas, ou em risco de declínio das capacidades intrínsecas e funcionais, nos Centros de Saúde da RAM”. O projeto...

XII Legislatura, I Sessão Legislativa Comissão Especializada
PS apresenta recomendação para reduzir número de idosos nas urgências e fazer baixar altas problemáticas
  • 1.jpg

O PS vai recomendar ao Governo Regional da Madeira a “Implementação de um Programa de Cuidados de Orientação Comunitária, destinado a Pessoas Idosas, portadores de múltiplas condições crónicas, ou em risco de declínio das capacidades intrínsecas e funcionais, nos Centros de Saúde da RAM”. O projeto de resolução foi analisado pela Comissão Especializada de Saúde e Assuntos Sociais. Élvio Jesus, presidente da comissão, diz tratar-se de uma recomendação, ao Governo Regional, a pedir implementação de uma “metodologia, sistematizada, de identificação das necessidades das pessoas com maior vulnerabilidade, que pertencem a cada um dos centros de saúde, no sentido de identificar precocemente os potenciais problemas destas pessoas e poder dar uma resposta integrada global, em conjunto com a segurança social”. Os socialistas entendem que a medida pode ajudar a reduzir as idas às urgências e os hospitais das pessoas idosas. “E, se a situação assim o justificar e tiverem que ser internadas, que o regresso a casa seja preparado adequadamente para deste modo também ajudar a combater as ‘altas problemáticas’”, disse.

Os deputados consideraram, por unanimidade, que estava em condições de subir a plenário o Projeto de Resolução, da autoria do PS, que pretende a criação de uma “Comissão Regional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens”. Trata-se de uma “adaptação da lei nacional que ainda não está cá criada”, referiu Élvio Jesus.

A Comissão Especializada de Saúde e Assuntos Sociais deu parecer positivo, por unanimidade, ao Projeto de Lei n.º 166/XIV/1.ª (BE) intitulado “Estabelecimento de um prazo para o acesso efetivo ao financiamento da aquisição de produtos de apoio por pessoas com deficiência”, da Assembleia da República.

Élvio Jesus, Presidente da Comissão Especializada de Saúde e Assuntos Sociais 07.01.2020
Copyright © 2018-2020 ALRAM