O concerto da Orquestra Clássica da Madeira (OCM), transmitido em parceria com a RTP Madeira, foi uma oferta da Assembleia Legislativa da Madeira aos madeirenses, residentes no arquipélago e no estrangeiro, e uma forma de assinalar com “pompa e circunstância” o Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses.
Aos 43 músicos da OCM juntaram-se a seis vozes madeirenses que se destacam no panorama musical: Miguel Pires, Vânia Fernandes, Cristina Barbosa, Elisa Silva, Diana Duarte e Tiago Sena Silva.
O espetáculo foi dirigido pelo maestro Francisco Loreto e contou com a participação especial de Pedro Marques, na guitarra portuguesa.
Durante uma hora e um quatro os solistas deram voz a temas conhecidos do público. O espetáculo iniciou-se com ‘Summon The Heroes’, composição escrita por John Williams para os Jogos Olímpicos de Verão de 1996, de Atlanta. ‘Imagine’ de John Lennon, ‘Gente da Minha Terra’ de Mariza, ‘Pomba Branca’ e Porto Santo’ de Max, ‘Noites da Madeira’ de Tony Amaral, ‘Le Petit Prince’ de Diana Duarte, ‘Amazing Grace’ de John Newton, ‘Foget Me Not’ de Diana Duarte, ‘What a Wonderful World’ de Louis Armstrong, ‘You Rise Me Up’ de Rolf Løvland, ‘Medo de Sentir’ de Elisa Silva, ‘Senhora do Mar’ de Vânia Fernandes, ‘I Will Survive’ de Gloria Gaynor e ‘We Are The World’ (USA for Africa), foram as músicas que fizeram o concerto do Dia da Região.
Este espetáculo marcou o regresso dos músicos da Orquestra Clássica da Madeira aos palcos, juntamente com 13 jovens formandos do Conservatório - Escola das Artes da Madeira.
Concerto do Dia da Região - RTP Madeira