O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira destacou, no final da reunião desta manhã com o Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a convergência de ideias quanto à necessidade de tomar decisões sobre a regionalização do país e sobre a TAP.
José Manuel Rodrigues e Rui Moreira falaram das grandes questões nacionais, “em particular sobre o centralismo do país que precisa de ser combatido e diminuído”, confirmou o Presidente do parlamento madeirense.
“O país precisa de ser descentralizado, e desse ponto de vista há uma convergência de pensamento no sentido de entender que a Madeira e os Açores são bons exemplos de como tendo sistemas de autogoverno, com competências e poderes próprios contribuem para o desenvolvimento, o crescimento económico e social e o bem-estar das populações”, disse.
José Manuel Rodrigues afirma que as realidades insulares são “um bom exemplo para a regionalização do Continente, que continua por fazer, bem como a descentralização de poderes para os municípios, que não pode ser apenas uma operação de cosmética.” O Presidente e o autarca entendem que tem de haver “uma efetiva descentralização que dê poderes aos municípios e também às Regiões para que, dentro do princípio da subsidiariedade europeu, possam responder às reais necessidades das populações das quais estão mais próximas”.
O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e o Presidente da Câmara do Porto trocaram, ainda, impressões sobre a TAP. “Como esta companhia vai ter uma injeção de capital por parte do Estado, precisa de estar ao serviço de todo o país e não apenas de Lisboa, mas do Continente e das Regiões Autónomas”, referiu José Manuel Rodrigues. “Porque isso é absolutamente imprescindível para o desenvolvimento do turismo e de outros setores económicos, que são essenciais ao crescimento económico e social das diversas parcelas que constituem o território nacional”, justificou.
José Manuel Rodrigues aproveitou esta deslocação aos Paços do Concelho do Porto, onde foi recebido em audiência, para convidar o Presidente da Câmara, Rui Moreira, a participar na iniciativa ‘Parlamento com Causas’. “Para que possa ir ao Parlamento Regional dar o seu ponto de vista sobre qual deveria ser a regionalização administrativa do território continental. Convite que foi aceite e cuja a iniciativa será concretizada muito em breve”, concluiu.
José Manuel Rodrigues, Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira