Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira felicita Tolentino Mendonça pelo Prémio Europeu Helena Vaz Silva

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira congratula o cardeal José Tolentino Mendonça, por ter vencido a edição deste ano do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural. José Manuel Rodrigues salienta que “o prémio presta homenagem ao contributo excecional...

XII Legislatura, I Sessão Legislativa Presidente
Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira felicita Tolentino Mendonça pelo Prémio Europeu Helena Vaz Silva
  • Tolentino Mendonça e José Manuel Rodrigues_1.jpg
  • Tolentino Mendonça e José Manuel Rodrigues_2.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira congratula o cardeal José Tolentino Mendonça, por ter vencido a edição deste ano do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural.

José Manuel Rodrigues salienta que “o prémio presta homenagem ao contributo excecional que Tolentino Mendonça tem dado à divulgação da cultura e dos valores europeus. Em boa hora, o Parlamento da Madeira reconheceu este filho da terra, atribuindo-lhe a Medalha de Mérito da Região”.

Tolentino Mendonça foi distinguido a 23 de dezembro de 2019, com a Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira. No ato solene o cardeal pediu um reforço na qualidade da Educação.

“Eu que conclui nesta ilha a escola primária e os estudos secundários, peço-vos uma especial atenção à causa da Educação. Que a Educação seja assumida como um desígnio transversal e coletivo. O regime democrático universalizou o ensino e isso é um bem, mas enfrentamos agora o desafio da qualidade. Tudo o que se puder fazer para qualificar o nosso ensino, do pré-primário ao universitário, reforçando as potencialidades das nossas escolas, investindo na formação das pessoas e fortalecendo as instituições de cultura, seja uma prioridade. Que as novas gerações aqui nascidas possam estar competentemente preparadas para responder aos exigentes desafios da época em que vão viver”, disse o madeirense, que hoje também foi distinguido enquanto “divulgador da cultura”.

O Prémio Europeu Helena Vaz da Silva é atribuído todos os anos a um cidadão europeu cuja carreira se tenha distinguido pela difusão, defesa e promoção do património cultural da Europa.

Copyright © 2018-2020 ALRAM