O parlamento madeirense junta-se à iniciativa “Hora do Planeta”, marcada para hoje. O apelo é que este sábado todos desliguem ou reduzam as luzes, entre as 20:30 e as 21:30 e usem esta hora para envolver os amigos e conhecidos online, numa tentativa comunitária para salvaguardar o nosso futuro e o futuro do planeta. O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira lança o desafio para que pensemos o que podemos fazer para minimizar as alterações climáticas. Aos madeirenses e porto-santenses deixa a seguinte mensagem:
“O Planeta está doente e a Humanidade está doente. A pandemia que estamos a passar é também resultado de muitas irresponsabilidades na gestão dos ecossistemas. Damos cabo dos recursos naturais como se eles fossem inesgotáveis; destruímos florestas; inundamos o mar de plástico, emitimos níveis exagerados de dióxido de carbono para a atmosfera; gastamos água sem fim; desperdiçamos alimentos e outros bens essenciais; vivemos como se o Planeta aguentasse todos os nossos consumos e caprichos. O resultado são alterações climáticas que já afetam a nossa vida com situações extremas de temporais e fogos, com prejuízo de pessoas e bens.
A Madeira é uma das Regiões do Atlântico mais vulneráveis às mudanças do clima, conforme pudemos verificar nos últimos anos e como demonstram todos os estudos.
Nestes dias de medo e receio perante a pandemia, pensemos no que cada um de nós pode fazer para reduzir os fatores que levam às alterações climáticas e como podemos contribuir para a salvaguarda das nossas ilhas e do nosso Planeta.
Não temos tempo a perder!”