O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira destaca a grande interligação económica entre os arquipélagos da Madeira, dos Açores, das Canárias e de Cabo Verde e pede à União Europeia que um reforço de “verbas para a cooperação entre as Regiões Ultraperiféricas, o Estado cabo-verdiano e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental”. O assunto foi proposto por José Manuel Rodrigues e vai fazer parte da agenda das X Jornadas Parlamentares Atlânticas, que têm lugar em Cabo Verde, nos dias 13 e 14 de julho.
José Manuel Rodrigues entende que o crescimento económico no relacionamento entre os arquipélagos da Macaronésia necessita de mais apoio na área dos transportes. “Nos transportes aéreos temos dado alguns passos positivos quer através das companhias açoriana e canariana, mas nos transportes marítimos julgamos que há muito ainda a fazer”, disse.
A delegação madeirense, que integra os líderes parlamentares do PSD e do PS, sugeriu ainda a integração de São Tomé e Príncipe, país que “que já foi observador”, neste grupo de trabalho.
O Grupo de Ligação é composto pelos Presidentes e por Deputados do Parlamento da Comunidade Autónoma das Canárias, das Assembleias Legislativas Regionais das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e da Assembleia Nacional de Cabo Verde, países que compõem a Região da Macaronésia.
No quadro da Reunião do Grupo de Ligação, o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, recebe esta tarde, pelas 15H00, o homólogo de Cabo Verde, Jorge Pedro Maurício dos Santos, e os Presidentes dos Parlamentos das Canárias, Gustavo Adolfo Matos Expósito, dos Açores, Ana Luísa Pereira Luís, e da Madeira, José Manuel Rodrigues, em audiência para apresentação de cumprimentos.
José Manuel Rodrigues ALRAM 03 Março 2020