IPSS rentabilizam melhor os dinheiros públicos, diz Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira

Share Image

O Presidente da Assembleia legislativa da Madeira visitou esta manhã a Fundação Aldeia da Paz, que neste momento acolhe 18 rapazes. José Manuel Rodrigues elogia o trabalho da instituição que “tem procurado resolver os problemas de crianças e de jovens com comportamentos desviantes ou oriundos de...

XII Legislatura, I Sessão Legislativa Parlamento Mais Perto
IPSS rentabilizam melhor os dinheiros públicos, diz Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira
  • 5.jpg
  • 4.jpg
  • 3.jpg
  • 2.jpg
  • 6.jpg
  • 1.jpg

O Presidente da Assembleia legislativa da Madeira visitou esta manhã a Fundação Aldeia da Paz, que neste momento acolhe 18 rapazes. José Manuel Rodrigues elogia o trabalho da instituição que “tem procurado resolver os problemas de crianças e de jovens com comportamentos desviantes ou oriundos de famílias com alguma desagregação. Temos aqui o caso de um jovem que este ano vai ter acesso à universidade. Bastaria só este caso para dizer que vale a pena apoiar a Aldeia da Paz”, assim como as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), vincou o Presidente do parlamento madeirense no final da visita que se insere no Parlamento Social Mais Perto.

O projeto de institucionalização e de ajuda aos mais jovens começou a ser pensado em 1984. Diretamente ligada à Diocese do Funchal, a Fundação Aldeia da Paz foi inaugurada a 24 de julho de 1994 e nos cinco anos seguintes foi gerida pela pelas irmãs Missionárias dos Pobres. Entre 2001 e 2014 a administração da Fundação esteve a cargo da Comunidade Salesiana. Desde esse ano a Diocese do Funchal decidiu nomear uma Direção para a Administração da Fundação.

O Presidente da Assembleia Legislativa lembra que “o Parlamento não tem poderes executivos, isso compete ao Governo. Julgo que a Segurança Social e a Secretaria Regional da Inclusão e Cidadania estão particularmente atentas a estas IPSS. Porque elas no fundo rentabilizam melhor do que o próprio Estado e do que a própria Região aquilo que são os dinheiros públicos. Ao Parlamento compete, sobretudo, o papel de dar visibilidade e de valorizar estas instituições.” José Manuel Rodrigues referiu, no entanto, que a Assembleia Legislativa da Madeira está disponível para doar “algum equipamento e algum imobiliário que está fora de uso no parlamento, mas que está em belíssimo estado e que pode contribuir para que estas crianças e estes jovens tenham uma melhor qualidade de vida”.

O Parlamento Social Mais Perto é um projeto da Presidência da Assembleia Legislativa da Madeira que tem por objetivo valorizar e dar a conhecer o trabalho das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Instituições que José Manuel Rodrigues considera ser a “base da nossa comunidade”. É com o seu trabalho que se evitam enormes problemas e também se resolvem outros conflitos”, salientou.

Visita Aldeia da Paz (vídeo)
José Manuel Rodrigues sobre Aldeia da Paz (vídeo)
José Manuel Rodrigues sobre Aldeia da Paz (áudio)
Copyright © 2018-2020 ALRAM