Presidente da Assembleia promete tudo fazer para reforçar apoios às IPSS

Share Image

No arranque do ano escolar, na Madeira, para os alunos do ensino secundário, o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira visitou o Abrigo de Nossa Senhora de Fátima (ANSF). A Instituição Particular de Solidariedade Social ajuda 18 jovens, nove raparigas e nove rapazes, que hoje também...

XII Legislatura, I Sessão Legislativa Parlamento Mais Perto
Presidente da Assembleia promete tudo fazer para reforçar apoios às IPSS
  • 1.jpg
  • 4.jpg
  • 3.jpg
  • 2.jpg

No arranque do ano escolar, na Madeira, para os alunos do ensino secundário, o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira visitou o Abrigo de Nossa Senhora de Fátima (ANSF). A Instituição Particular de Solidariedade Social ajuda 18 jovens, nove raparigas e nove rapazes, que hoje também retomaram as aulas em estabelecimentos de ensino público.

O ANSF foi fundado em 1953 no Funchal e dedica-se a apoiar crianças e jovens desfavorecidos. “São crianças e jovens com alguns problemas sociais, que provêm muitas vezes de famílias desestruturadas”, a que a instituição procura “dar um projeto de acolhimento, um projeto educativo e um projeto de vida”, realçou José Manuel Rodrigues.

Na visita guiada pela diretora de serviços, Milena Cruz, e pelo presidente da direção, Jorge Spínola, ficou ainda a saber-se que “duas destas jovens estão a caminho da universidade e outros estão a frequentar cursos técnicos profissionais”.

“Neste dia em que 42 mil jovens da Madeira começam o seu ano letivo, quis simbolicamente visitar esta instituição, que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, gerida pela Santa Casa da Misericórdia do Funchal, que tem trabalho feito na área dos idosos e que agora procura fazer este trabalho a favor de uma melhor infância e de uma melhor juventude”, explicou o Presidente do parlamento madeirense.

José Manuel Rodrigues aproveitou ainda o momento para saudar “todos os alunos madeirenses, os pais, os professores e os funcionários das escolas”.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira deixou também uma “palavra de alento e de solidariedade, porque vai ser um ano complexo. O que esperamos é que os resultados finais sejam bons. Isto é que possamos ter menos abandono escolar e mais sucesso dos nossos alunos nas escolas”, disse.

José Manuel Rodrigues garantiu ainda que o Parlamento tudo fará “para que o ensino na Madeira, e em particular nestas Instituições Particulares de Solidariedade Social, que dependem e têm contratos com apoios públicos, possam ter ainda mais apoios. Porque muitos dos contratos que têm com a Segurança Social não são revistos há alguns anos, apesar de anualmente os custos terem aumentado e as receitas serem as mesmas. Há que rever esta situação, em nome da paz social e de um tecido social que respire com qualidade de vida”, concluiu.

O SNSF proporciona o acolhimento residencial prolongado a 18 jovens e oferece cuidados adequados à satisfação de necessidades físicas, psíquicas, emocionais e sociais das crianças e jovens, favorecendo a sua integração em contexto sociofamiliar seguro, através da sua educação, bem-estar e desenvolvimento integral, com envolvimento e articulação com os recursos existentes na comunidade.

Esta visita insere-se no projeto “Parlamento Social Mais Perto”. Trata-se de uma iniciativa da Presidência da Assembleia Legislativa da Madeira que, através destas deslocações, tem vindo a dar a conhecer e a valorizar o trabalho das IPSS na Região.

Visita à ANSF - Reportagem

 

Declarações José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM (vídeo)
José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM (áudio)
Copyright © 2018-2020 ALRAM