Agricultura, Pescas e Infraestruturas absorvem mais de 350 milhões do Orçamento da Madeira

Share Image

ALRAM - Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira

XII Legislatura, II Sessão Legislativa Comissão Especializada
Agricultura, Pescas e Infraestruturas absorvem mais de 350 milhões do Orçamento da Madeira
  • 2.jpg
  • 1.jpg
  • 3.jpg

A Secretaria Regional de Mar e Pescas tem para o próximo ano um orçamento a rondar os 14 milhões de euros. Durante o debate na especialidade, o secretário regional do Mar e das Pescas da Madeira disse ser urgente a renovação da frota pesqueira do peixe-espada preto, para não colocar em causa a segurança dos pescadores.

Teófilo Cunha garantiu ainda que para 2021 vai ser implementado pela primeira vez um subsídio para a compra de gasolina para embarcações de pesca.

Já a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural tem orçado 58 milhões de euros: “Para além da execução de medidas extraordinárias de apoio aos sectores da agricultura, pecuária e agroalimentar, no âmbito da contingência que ainda vivemos, do reforço das verbas para o POSEI, as linhas de ação que irão orientar a nossa atividade em 2021 vão no sentido de continuarmos a encorajar, fortalecer e preparar o futuro da agricultura na Região”, revelou o secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos.

Mais de metade do orçamento destina-se a vários investimentos, donde de destacam a melhoria de acessibilidades a explorações agrícolas e os apoios às Casas do Povo.

Para a Secretaria Regional de Esquipamentos e Infraestruturas o Governo Regional reservou 280 milhões de euros que revelam uma aposta no investimento e das obras públicas, para minimizar os efeitos da crise pandémica. Ainda assim houve um decréscimo orçamental para esta área de governação, justificado com os apoios que são necessários canalizar para as empresas e as famílias.

Para o próximo ano estão previstos investimentos de 30 milhões de euros em equipamentos e mais de 130 milhões de euros na proteção e segurança da população.

A votação final global do Orçamento e Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Região (PIDDAR) acontece esta sexta-feira.

Reuniões Conjuntas 2ª CE de 17.12.2020-Tarde (áudio)
Copyright © 2018-2021 ALRAM