O Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, preside, na quarta-feira dia 23 de dezembro, pelas 07h30, na Sé do Funchal, à Missa do Parto promovida pelos funcionários e pelos deputados da Assembleia Legislativa da Madeira.
No ano passado a celebração aconteceu na Capela de Santo António da Mouraria, junto ao edifício sede do parlamento madeirense, mas este ano, respeitando as normas de distanciamento social, a catedral do Funchal foi o templo escolhido para dar cumprimento às tradições natalícias madeirenses. Esta celebração é promovida em parceria com o Conselho Regional da Ordem dos Advogados.
As Missas do Parto consistem em nove missas celebradas na novena que antecede o dia de Natal (entre 16 e 24 de dezembro) e são uma tradição natalícia que acontece em todas as paróquias madeirenses. Estas manifestações populares, constituídas por um ritual religioso e por convívios nos adros das igrejas, com cantares ao som de instrumentos musicais típicos da Madeira, como o rajão, as castanholas, o bombo e o acordeão, estão este ano restritas apenas ao interior das igrejas.
A Diocese do Funchal, à semelhança do Governo Regional, apela que se evitem ajuntamentos fora das igrejas ou romagens, em respeito pelas normas de segurança atualmente em vigor e que pretendem travar a propagação da Covid-19.