Presidentes da Assembleia Legislativa e do Governo pedem restrições de convívios e reforçam a esperança na recuperação em 2021

Share Image

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, o Vice-Presidente do Governo Regional, Pedro Calado, e o Secretário Regional de Economia, Rui Barreto, apresentaram esta manhã cumprimentos de Natal ao Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, numa comitiva reduzida devido à...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa Audiências
Presidentes da Assembleia Legislativa e do Governo pedem restrições de convívios e reforçam a esperança na recuperação em 2021
  • 3.jpg
  • 5.jpg
  • 4.jpg
  • 2.jpg
  • 1.jpg

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, o Vice-Presidente do Governo Regional, Pedro Calado, e o Secretário Regional de Economia, Rui Barreto, apresentaram esta manhã cumprimentos de Natal ao Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, numa comitiva reduzida devido à pandemia.

Apesar das preocupações com as novas restrições no Reino Unido e da conjuntura pandémica atual, Miguel Albuquerque perspetiva no próximo ano “iniciar a nossa recuperação, quer em termos de saúde pública quer em termos de economia”.

Ao Presidente do Assembleia garantiu total disponibilidade de colaboração do executivo madeirense, “sobretudo pode contar com o respeito e a presença do Governo neste órgão soberano da Autonomia política”, disse. Reforçou também que “este é um Governo que respeita e leva em linha de conta a Assembleia como um alicerce base da Autonomia política. O único regime, curiosamente, parlamentar em Portugal é o da Madeira”, referiu. “Temos um regime parlamentar puro onde o Governo responde diretamente à Assembleia e sobretudo numa Assembleia bem representativa dos madeirenses, uma vez que temos um círculo único”.

 

Presidente do parlamento madeirense aponta três prioridades para 2021

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira manifestou também a esperança de um próximo ano melhor e apontou “três grandes prioridades para 2021”.

A primeira é “recuperar a economia e o emprego”, a segunda “restabelecer a estabilidade e o tecido social e reduzir as desigualdades existentes na nossa Região, também provocadas por esta crise”. Como terceiro grande objetivo disse ser preciso “alcançar o novo modelo de financiamento das Autonomias perante o Estado. Estou certo que o parlamento estará, em conjunto com o Governo, nestas três frentes”, vincou José Manuel Rodrigues.

A cerimónia de apresentação de cumprimentos de Natal, entre governantes, serviu ainda de mote para o Presidente da Assembleia Legislativa madeirense exaltar a “cooperação institucional exemplar que tem existido do Governo Regional para com o parlamento, que também tem ajudado no combate à pandemia e nos tempos difíceis que vivemos”.

José Manuel Rodrigues aproveitou o momento para “felicitar o Governo pela a ação decisiva e corajosa que tem tido no controlo sanitário da pandemia e nas medidas que tem tomado, apesar de todas elas serem insuficientes face à dimensão da crise económica e social que estamos a atravessar”, disse.

Aos madeirenses e porto-santenses pediu “para que sigam as diretrizes do Governo Regional e das autoridades de saúde para que os convívios sejam comedidos e menos intensos, sem deixar de haver a alegria da Festa”. Frisou que “temos que estar conscientes que o melhor presente que podemos oferecer a cada um dos nossos familiares e amigos é cuidar da saúde deles”.

José Manuel Rodrigues - Presidente da ALRM (vídeo)
Miguel Albuquerque e José Manuel Rodrigues (áudio)
Copyright © 2018-2021 ALRAM