O Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil afirmou, hoje, que “a pandemia da covid-19 veio colocar novos desafios à nossa organização e à planificação dos serviços de saúde e da sua resposta, nos mais variados níveis de diferenciação nos hospitais e centros de saúde e, ao mesmo tempo, permitir identificar e potenciar as oportunidades de mudança que respondam às novas necessidades e expectativas da nossa população”.
Pedro Ramos disse que a “estratégia a ser seguida para o futuro passa obrigatoriamente, por retomar e manter a prestação de cuidados de saúde de qualidade à população da RAM e, em paralelo, dar continuidade ao plano de assistência e vigilância epidemiológica da pandemia covid-19”.
O Governo Regional da Madeira propõe-se reforçar no próximo ano “o investimento e aumentar a capacidade de resposta do Serviço Regional de Saúde, nas suas diferentes dimensões e na preparação para novas situações de emergência”, disse.
O executivo madeirense reservou mais de 438 milhões de euros para a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, para o ano de 2021.
O debate na especialidade do Orçamento e do Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento (PIDDAR) para 2021 está a realizar-se na Comissão Especializada de Economia, Finanças e Turismo.
A votação final global dos dois documentos acontece na próxima sexta-feira.
Audição Pedro Ramos, Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil (áudio)