O Secretário Regional de Mar e Pescas garantiu hoje no parlamento que o “apoio de compensação salarial para a pesca” já chegou a 573 pescadores e 4 apanhadores, atingindo o valor de 690 mil euros (685 mil para as pescadores e 5 mil para os apanhadores). Teófilo Cunha esteve na Comissão Especializada de Recursos Naturais e Ambiente para uma audição Parlamentar, a pedido do PS, que teve por finalidade de esclarecer questões “sobre a renovação da frota de espadeiros, o apoio de compensação salarial para a pesca e o funcionamento da lota”.
Há também 71 armadores que vão receber 231 mil euros de ajudas para fazer face aos condicionalismos da pandemia. “Num montante total de apoio de 922 mil e 488 euros e 45 cêntimos”, especificou o Secretário de Mar e Pescas.
O apoio à compensação salarial para perda de rendimentos tinha disponíveis 1 milhão e 250 mil euros. A taxa de execução foi de 93%, sendo que até ao momento os pescadores já receberam mais de 220 mil euros. O pagamento fica concluído no próximo mês, garantiu o governante.
3ª Comissão Audição Parlamentar com o Sr. Secretário do Mar e Pescas 24-11-2020 (áudio)