Autonomia e pandemia justificam reforço de apoios do Estado e da União Europeia

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e o candidato às Eleições Presidenciais de 2021, João Ferreira, entendem que deve haver “um novo modelo de financiamento das Autonomias da Madeira e dos Açores”, que reforce a solidariedade financeira do Estado com as Regiões Autónomas”, explicou...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa Audiências
Autonomia e pandemia justificam reforço de apoios do Estado e da União Europeia
  • 2_Audiência João Ferreira 1.jpg
  • 1_Audiência João Ferreira 1_2.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e o candidato às Eleições Presidenciais de 2021, João Ferreira, entendem que deve haver “um novo modelo de financiamento das Autonomias da Madeira e dos Açores”, que reforce a solidariedade financeira do Estado com as Regiões Autónomas”, explicou José Manuel Rodrigues no final da audiência concedida a pedido do candidato presidencial, que é eurodeputado do PCP.

O encontro foi ainda uma oportunidade para uma troca de impressões sobre o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027, da União Europeia, e sobre a “necessidade de não haver a redução de apoios financeiros, à Madeira, aos Açores e às outras Regiões Ultraperiféricas, designadamente no POSEI, que é um programa de ajuda aos abastecimentos das Regiões Ultraperiféricas”, aclarou o Presidente do parlamento madeirense.

Com a pandemia ganhou ainda mais força o sentimento comum, entre os eurodeputados portugueses, de que as Regiões Ultraperiféricas (RUP) da Europa não podem ser prejudicadas nos próximos anos. José Manuel Rodrigues reforçou esta preocupação lembrando que muitas destas regiões dependem do Turismo, o setor que “será uma das últimas áreas económicas a recuperar”. O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira chama a atenção dos Estados e da União Europeia para a crise pandémica que nas ultraperiferias vai acentuar ainda mais “os problemas económicos e sociais”, com aumentos do desemprego e da pobreza.

José Manuel Rodrigue, Presidente da ALRAM 13.11.2020 (áudio)
Copyright © 2018-2020 ALRAM