A Madeira já realizou mais de 170 mil testes à Covid-19, sendo que 111 mil foram testados nos aeroportos. Os dados foram revelados pelo Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil na Comissão Especializada de Saúde e Assuntos Sociais.
Entre julho e setembro passaram pelos aeroportos da Região mais de 250 mil pessoas, a maioria vindas do continente (126 mil), do Reino Unido (40 mil) e da Alemanha (27 mil).
Na audiência, a pedido do PSD, sobre a “reorganização da Saúde perante o impacto da Covid-19”, Pedro Ramos revelou ainda que a Madeira tem neste momento uma capacidade para fazer 2 mil testes por dia.
Na Região e desde março, já foram detetadas 43 cadeias de transmissão, neste momento 16 dessas cadeias estão a ser acompanhadas, “no sentido de estabelecer o link epidemiológico”. “A nossa capacidade de enfrentar esta pandemia passa por testar cada vez mais, isolar, confinar e acompanhar”, disse o governante. Quatro doentes estão internados na área Covid do Hospital Central do Funchal; um está nos cuidados intensivos e é o caso que suscita as maiores preocupações por parte das autoridades de saúde.
Pedro Ramos confirmou perante os deputados que a pandemia obrigou a uma reorganização dos serviços de saúde e que foi nas consultas de enfermagem onde mais se notou a diminuição (-11%), uma vez que uma parte destes profissionais está mobilizada para a testagem.
Notou-se também uma redução do número de cirurgias (-17%), ainda assim entre janeiro e setembro o Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) realizou 1.482 cirurgias.
Em termos de consultas, apesar da pandemia, foram realizadas 384.980 consultas. Registou-se uma diminuição das consultas externas, mas por outro lado registou-se uma subida significativa das teleconsultas. A experiência da telesaúde “é das únicas coisas positivas que estamos que estamos a tirar desta pandemia da Covid-19”, afirmou Pedro Ramos.
O Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil revelou que este ano a Madeira vai investir 30 milhões de euros nos recursos humanos empenhados no combate à Covid-19, e que para 2021 está reservado mais 11 milhões.
O SESARAM tem 108 ventiladores prontos para atender nas áreas de adultos e pediátrica.
Audição Secretário Regional Saúde (áudio)